câmara

Vereadores de Santa Maria se unem contra ameaças ao Parlamento

Presidente da Casa Legislativa afirmou que adotará posturas mais fortes e que os casos serão apurados até as últimas instâncias

Maurício Araujo

Os vereadores de Santa Maria estão unidos contra ameaças externas feitas a integrantes do Parlamento local. Ligações em tons intimidadores foram feitas a alguns parlamentares e denunciadas em redes sociais e na própria Casa Legislativa.

UFSM deflagra começo do processo eleitoral para a reitoria

Os acontecimentos desencadearam a união dos vereadores, da esquerda à direta, para garantir a autonomia institucional, e, principalmente, o livre exercício dos mandatos dos 21 vereadores.

A primeira denúncia foi feita, na manhã da última quinta-feira, pela vereadora Roberta Leitão (PP). Uma suposta assessora que se apresentou como sendo do governo federal ligou para a parlamentar e questionou as atuações dela em relação à fiscalização feita na UPA - que, inclusive, foi o estopim para desencadear uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da qual a vereadora é a relatora.

A progressista relatou tudo em rede social e levou o caso para conhecimento em sessão plenária. Um boletim de ocorrência foi registrado. Na tribuna, o vereador Rudys (MDB) relatou ter recebido uma ligação em tons ameaçadores, da mesma forma o parlamentar Tony Oliveira (PSL) teria sido coagido.

MEDIDAS

Presidente da Câmara, João Ricardo Vargas (PP), também revelou ameaças. Segundo ele, posturas mais fortes serão adotadas, e os casos serão apurados até as últimas instâncias.

CPI dá sequência aos depoimentos em Itaara

Reuniões com a delegacia regional e a Brigada Militar serão feitas para dar andamento às denúncias. Outros vereadores também se manifestaram em solidariedade, e ressaltaram que no exercício da democracia é preciso dar condições de trabalho para que os vereadores tenham asseguradas suas prerrogativas institucionais.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190