câmara

Vereador quer cemitério público para animais

Em 2017, Adelar Vargas havia sugerido a criação desse local, a ser construído em Arroio Grande

Gabriele Bordin

Do início de 2021 até o momento, o vereador Adelar Vargas dos Santos (MDB) já apresentou no Legislativo de Santa Maria quatro Projetos de Lei (PLs) que carregam consigo uma mesma bandeira: a defesa da causa animal, prioridade do parlamentar desde 2017, quando ingressou na Casa pela primeira vez. Já no pleito do ano passado, quando o emedebista emplacou o segundo mandato, Adelar Vargas seguiu sem descuidar das demandas animais. Desde o começo desta legislatura (2021-2024), o vereador apresentou iniciativas com a adoção de políticas contra maus-tratos e de incentivo à inclusão de serviços de "banho e tosa" entre essenciais.

Três comandantes das Forças Armadas deixam o governo Bolsonaro em um dia

Na última sexta-feira, Vargas incluiu na pauta do Legislativo um projeto sugestão que autoriza a prefeitura a criar um Cemitério Público de Animais Domésticos. Além de Vargas, Manoel Badke (DEM) também encabeça o projeto.

NOVA TENTATIVA

Em julho de 2017, já havia tramitado projeto no mesmo sentido, também a partir de Vargas, o "Cemitério Público Amigo dos Animais".

A proposta consiste em um local para, além de enterrar animais domésticos de pequeno porte, dispor de áreas de cinerários e de exposição, semelhante às capelas mortuárias, para velório, conforme o parlamentar.

Além do sofrimento da perda para as famílias, o vereador leva em consideração a dificuldade dos tutores no momento de encontrar espaços para enterro dos bichinhos de "forma digna e respeitosa''.

Vereador eleva o tom e cobra explicações do secretário de Saúde

- Os animais domésticos, atualmente, são considerados membros das famílias, principalmente se tratando de cães e gatos - justifica Vargas.

O parlamentar defende que a adesão ao projeto é primordial para diminuição do descarte incorreto de animais em vias públicas e outros locais impróprios, com fins de saúde pública:

- O projeto prevê o armazenamento dos corpos em carneiras, sem ter contato direto com o solo.

A proposta consiste na criação do cemitério pela prefeitura e estabelecimento de parceria entre Executivo e empresa privada, para a gestão do local. A autorização, segundo o vereador, precisa vir da Secretaria de Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO

Conforme o secretário interino responsável pela pasta, Guilherme Rocha, se apresentada ao Executivo, esta será a terceira proposta de criação de cemitério animal em Arroio Grande.

Pagamento do novo auxílio emergencial começa na próxima terça-feira

As anteriores "foram indeferidas por inconsistências técnicas", pontuou Rocha. Segundo o secretário, a demanda precisa ser tratada também com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190