eleições 2020

'Vencemos com a nossa verdade', disse Pozzobom ao confirmar reeleição

Tucano celebrou a vitória com uma diferença de 18.311 votos

18.302
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Ainda com 90% das urnas apuradas, às 18h33min, Jorge Pozzobom (PSDB) rasgou da garganta a expressão quase engasgada e repetida em 42 dias de campanha: "é a verdade". Reeleito prefeito de Santa Maria, Pozzobom comemorou a vitória - consagrada oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 18h48min, com 100% dos votos contabilizados - no comitê do partido, na Avenida Dores.

VÍDEO: apoiadores de Pozzobom lotam avenida na festa da vitória

Ovacionado desde o momento da chegada, quando, na abertura das primeiras urnas já largava na frente do oponente Sergio Cechin (Progressistas), Pozzobom comemorou a vitória em demorados abraços aos pais - Albino e Thereza -, à esposa Janice, ao vice Rodrigo Decimo (PSL), ao fiel escudeiro e chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e especialmente à filha Victória, que se manteve quase todo o tempo ao lado do pai.

'Tenho que aceitar o resultado das urnas', declara Sergio Cechin

Pozzobom concedeu ligeira entrevista ao Diário ainda antes de se pronunciar em uma coletiva de imprensa. A fala foi marcada por palavras de homenagem aos profissionais da saúde e destaque em governar com responsabilidade na pandemia, por agradecimentos à família e a todos os partidos. Em um momento mencionou que "Santa Maria não tem ideologia tem pessoas". O discurso foi inflamado, porém, ao mencionar o adversário de pleito.

- Não vou saudar, vou citar. A Sergio Cechin a minha mais profunda decepção (...) Chega de ser diplomático. Juntaram tudo e não levaram nada. Vamos acabar com os ignorantes. Para frente, Santa Maria - disse.

CONFIRA A ENTREVISTA

Diário de Santa Maria - Agora prefeito reeleito, o que o senhor diz a Santa Maria?
Jorge Pozzobom - É a eleição da verdade, vencemos com a nossa verdade e eu agradeço todas as pessoas pela confiança.

Diário - Qual foi o momento mais difícil da campanha?
Pozzobom - Tive dois difíceis, muito difíceis. Eu tive de explicar que não deixei de comprar nenhum respirador e que eu não desviei os recursos da pandemia para investir em asfalto. 

Diário - Mesmo com poucos partidos declaradamente a favor do seu oponente, o senhor chegou à vitória. Isso não lhe desmobilizou em nenhum momento?
Pozzobom - Eu nunca perdi a confiança. Eu tinha comigo a consciência tranquila e a justiça. Está aí o resultado. É muita alegria...

COLETIVA DE IMPRENSA
Na abertura da coletiva, contudo, foi Cortez que reiterou o sentimento de gratidão e sentenciou as três palavras que simbolizaram a campanha da coligação: lealdade, ética e trabalho.

Em um breve posicionamento, o vice mencionou o caráter de Pozzobom e agradeceu a confiança. Três foram os temas questionados pelo Diário.

Sobre concorrer contra o vice-prefeito e ex-secretário de saúde
"Quando aquele que tu mais precisa te abandona, não é crueldade, é a vida tirando de perto de ti quem não merece participar da sua vitória". Os dois não fazem falta para a vitória de Santa Maria. Por isso tenho orgulho de estar ao meu lado o Rodrigo Décimo".

Sobre receber votos na esquerda no segundo turno
"Eu tenho certeza que os votos daquelas pessoas que votaram nos outros candidatos encontraram em nós um projeto. Eu agradeço a todos, Santa Maria não tem partido, tem as pessoas. Para essas pessoas que vamos governar".

Sobre ter apoio de Cechin no segundo mandato
"Eu fico bem feliz que, depois de 10 meses, ele dá uma entrevista dizendo que torce pela cidade. Eu queria que desde março se estivesse torcendo, não tivesse fugido. Portanto, se ele resolveu agora torcer pela cidade, pelo menos uma coisa, em 40 anos de vida pública, ele aprendeu: reconhecer o erro que cometeu com a cidade de Santa Maria. Será muito bem vinda a ajuda dele. Se é pra vir pra criticar ou não fazer nada, que fique lá na casa dele, que nós vamos continuar trabalhando".

*Colaboraram Leonardo Catto e Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190