40 minutos com o candidato

VÍDEO: reuniões, participação em live e pressa de Pozzobom

Diário acompanha última semana de campanha dos candidatos à prefeitura de Santa Maria. Veja 40 minutos da segunda-feira do candidato do PSDB

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Pela primeira vez na semana, os 40 minutos em que o Diário acompanhou Jorge Pozzobom foram no comitê de campanha, no Hotel Dom Rafael. Apesar da agenda ser interna e não na rua, Pozzobom correu de um andar para o outro entre os compromissos. Logo na entrada, havia aferição de temperatura e álcool líquido nas mãos de quem chegava e todos usavam máscara.


VÍDEO: participação de live, entrevista e o almoço de Cechin

O candidato se reuniu com um grupo de trabalho de saneamento ambiental composto por três pessoas. O encontro aconteceu no subsolo do comitê em tom bem humorado, inclusive com alfinetadas ao vice-prefeito. O local é também onde o tucano se prepara para debates e participa de lives, em frente a um painel da coligação e de frente para um apoio de celular e luzes.

Foto: Renan Mattos (Diário)

O coordenador de campanha, Guilherme Cortez, passou pela sala durante a reunião. No final do encontro, o candidato a vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSL), chegou na sala. Em seguida, depois de uma pausa para "um golinho de água", os candidatos foram ao térreo para uma reunião com representantes de partidos. A assessoria era apressada para explicar a Pozzobom o que seria a reunião, e que o tempo ali "era curto".

O encontro foi em um salão ainda maior com 38 participantes dispostos em círculo. O distanciamento era respeitado, e as janelas mantidas abertas.

SOPA DE LETRINHAS
Havia representantes dos partidos da coligação (PSDB, PSL, PTC, PTB, Democratas e Podemos). Porém, também participaram membros do PSD, Republicanos, PSB, PCdoB. Também figuravam integrantes do PDT e Cidadania - que abriram apoio a Cechin - e do Solidariedade, que está coligado com o adversário do tucano.

Foto: Renan Mattos (Diário)

Os discursos tinham tom de gratidão pelo apoio e incentivo, sempre seguidos por palmas. Um dos participantes foi o presidente do PSDB gaúcho, o deputado estadual Mateus Wesp. Os participantes não tiravam a máscara para falar, mas utilizavam o mesmo microfone (que era higienizado), e passado de mão em mão. 

Enquanto os discursos eram feitos, alguns participantes ouviam, outros se concentravam nas telas de celular. Pozzobom se dividia entre ouvir os discursos e escutar orientações do seu assessor. O vereador reeleito Manoel Badke (DEM) foi um que discursou. A matemática, para ele, é um compromisso com a campanha. Além do agradecimento, ele falou no dever de "cada um virar 20 votos". 

O último discurso acompanhado pela reportagem foi o de Pozzobom. Ele repassou aos convidados que precisaria sair logo, mas teve tempo de criticar o adversário com acusações de "não saber nada sobre a pandemia" e "ter abandonado a prefeitura". O discurso foi quebrado por cinco segundos enquanto o atual prefeito procurava por uma caneta - símbolo da disputa entre ele e Cechin. O final da fala foi com a entrega do microfone e da caneta para Decimo.

CORRERIA E CRÉDITO
Pozzobom deixou o salão a passos rápidos, e retornou novamente ao subsolo. A estrutura montada era para ele participar de uma live com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Com apenas seis pessoas na sala, a preferência foi por ligar o ar-condicionado e fechar as janelas.

Foto: Renan Mattos (Diário)

Enquanto no salão acima os discursos seguiam em tons animados, e eram ouvidos até com as portas fechadas, o candidato tucano falou sobre patrimônio cultural e moradia na transmissão. Pozzobom não poupou elogios à regularização de imóveis no Bairro Nova Santa Marta, feita pela gestão do tucano, reforçou.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190