40 minutos com o candidato

VÍDEO: participação de live, pressa e o almoço de Cechin

Diário acompanha última semana de campanha dos candidatos à prefeitura de Santa Maria. Veja 40 minutos da segunda-feira do candidato do Progressistas

18.398

A reportagem acompanhou o candidato Sergio Cechin (Progressistas) por 40 minutos na rua e no comitê de campanha entre segunda e quarta-feira. Nesta quinta, contudo, o candidato estava em casa, na Avenida Nossa Senhora das Dores. Ele cumpriu o final da agenda da manhã e conseguiu tempo na agenda para almoçar.

VÍDEO: reuniões, participação em live e pressa de Pozzobom

Logo na chegada, quem atendeu ao chamado no portão foi a irmã do progressista, Eliane Cechin. Junto dela, estava Priscila, uma Dachshund - o popular "salsichinha" - de 15 anos, que é mascote da casa.


Foto: Leonardo Catto (Diário)

O candidato participava de uma live com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a qual Pozzobom havia acabado de participar também. Cechin estava em uma mesa no subsolo da casa, em uma sala com quadros de sua mãe e fotos suas de formatura. Ao lado, havia também uma Bíblia aberta, um banner com estampa de Cechin e Francisco Harrisson e a companhia de duas assessoras, que usavam máscara.

Foto: Renan Mattos (Diário)

A casa reservava um tom intimista com algumas luzes desligadas. As lâmpadas ligadas tinham cor amarela e iluminavam o candidato enquanto ele falava direcionado ao celular apoiado em um notebook. Mesmo em casa, Cechin trajava camisa e sapato social. No lado esquerdo do peito, estava o adesivo com os rostos dele e de Harrisson. O celular pessoal de Cechin tocou três vezes desde que a reportagem chegou até o final da transmissão. A discussão passou pelas temáticas de mobilidade, patrimônio cultural e construção civil. Cechin defendeu um "equilíbrio entre o histórico e a construção civil", colocada por ele como um dos pilares econômicos. Também foi dito que é uma necessidade ter uma "praça, Calçadão e Acampamento bonitas" para fortalecer o comércio.

Cechin falava com apoio em anotações dispostas na mesa. A cada pergunta, uma das assessoras indicava tópicos e destacava trechos com um marca-texto amarelo. Na mesa, também mantinha uma garrafa de água. 

"FAST" FOOD
Um conceito que não é bem definido para candidatos em campanha eleitoral é "hora do almoço". Eram 13h15min quando Cechin subiu para a cozinha e pôde fazer a refeição. A TV, instalada na parede, seguia desligada. 

Foto: Renan Mattos (Diário)

A irmã insistia em aquecer a comida, mas o candidato não se preocupou. Junto de uma das assessoras, Cechin serviu seu prato com feijão - por baixo do arroz -, bolinhos de peixe, pimentão recheado com carne moída e saladas de chuchu e radite com cebola. Para acompanhar, o candidato tomava um suco de laranja.

Na cozinha, Cechin também tinha a companhia de sua "mãezinha", dona Giselda Cechin. O candidato explicou que não deixa de almoçar e que sempre liga para sua mãe para avisar que está chegando ou que não vai poder ir comer em casa.

Enquanto Cechin dedicava os 15 minutos possíveis entre compromissos para a refeição, sua irmã criticava a campanha do adversário. Uma das assessoras comentou que a viu discutindo em comentários de redes sociais. O candidato, que também é vice-prefeito, pedia a ela para "ir com calma" nas respostas aos adversários. 

Ainda sem terminar o almoço, o progressista precisou atender a ligação de um assessor. A conversa era sobre a disputa de eleitores enquanto Cechin classificava o adversário como "desesperado".

No final dos 40 minutos, ele novamente retornava ao subsolo para mais uma entrevista - ao vivo e online - com uma emissora de TV de Porto Alegre. Uma de suas assessoras não iria mais acompanhá-lo por outro compromisso. A despedida de Cechin seguiu na tônica de conquistar votos: "um que tu vire, são dois para nós".

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190