eleições 2020

VÍDEO: debate dos candidatos a prefeito é nesta quinta e pode definir voto dos santa-marienses

Evento será transmitido pela TV Diário e redes sociais a partir das 21h

18.302
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert


Polêmicos e necessários, embora a história recente tenha eleito um presidente que escapou da maioria dos encontros transmitidos pela televisão, os tradicionais debates que integram a corrida eleitoral figuram entre os espaços mais democráticos, de exposição de propostas, confrontos ideológico e, sobretudo, de informação. Essa é a principal premissa que motivou, mais uma vez, o Diário a encampar um evento que colocará frente a frente os dois candidatos que concorrem à prefeitura de Santa Maria.


Para o 2º turno, Cechin e Pozzobom travam batalha pelos votos que ficaram no caminho

Para ajudar o eleitor na escolha do voto no dia do reencontro com as urnas, em 29 de novembro, hoje, a partir das 21h, Sergio Cechin (Progressistas), com 26% dos votos no primeiro turno, e Jorge Pozzobom (PSDB), com 24%, se encontram na sede do Diário para seis blocos de perguntas, respostas e, também, avaliações.

- Nosso primeiro debate entre os candidatos atingiu mais de 140 mil pessoas alcançadas na transmissão, somados apenas Facebook e YouTube do Diário, além de 30 mil interações do público, entre reações, comentários e compartilhamento, mostrando a relevância que conquistamos junto à comunidade. Decidimos inaugurar o embate entre os prefeituráveis no segundo turno para viabilizar que os santa-marienses possam confrontar as propostas com mais tempo, sem deixar a decisão para a última hora. Para promover os questionamentos, que auxiliem de forma assertiva nessa definição, contamos com o time de jornalistas que melhor conhece os planos de governo e as trajetórias dos dois concorrentes - afirma a diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger.

A EXPECTATIVA DOS CANDIDATOS

Foto: Gabriel Haesbaert

SERGIO CECHIN (PROGRESSISTAS) - "Espero que seja um debate de alto nível e propositivo. É o que a população quer e merece ter dos candidatos que estão no segundo turno. Durante o debate, vamos expor nossas propostas para Santa Maria de uma forma mais ampla e aprofundada. Nossa postura será a mesma de antes, pautada em projetos que podem devolver Santa Maria ao seu merecido protagonismo. Estou me preparando há muitos anos para ser prefeito da cidade que tanto amo, e este primeiro debate do segundo turno será a oportunidade de mostrar aos eleitores que estou pronto para administrar o município a partir de 2021. Mais de 35,2 mil pessoas confiaram em nosso projeto no último domingo, e, agora, esperamos mostrar aos demais eleitores que eles também podem contar com o nosso trabalho"

JORGE POZZOBOM (PSDB) - "O debate desta quinta-feira será uma oportunidade valiosa para que os santa-marienses possam avaliar, criteriosamente, quem tem as melhores propostas e quem está mais preparado para administrar o município. Nossa gestão foi aprovada pelos eleitores no primeiro turno, e aproveitaremos o debate para apresentar, de forma mais detalhada, as ações e os projetos que são resultado de um trabalho realizado com muito empenho, esforço e vontade de transformar a realidade de Santa Maria. A postura continua a mesma: a de aproveitar a troca de ideias para mostrar aos eleitores que estamos preparados para seguir em frente. Esperamos e temos a certeza de que será um grande debate" 

Programe-se

  • Quando - Hoje, às 21h
  • Onde - Sede do Diário, no Bairro Camobi, somente para pessoas cadastradas ou convidadas
  • Realização - Diário de Santa Maria

INTERATIVIDADE
O formato reúne as tradicionais perguntas temáticas, os questionamentos livres entre os prefeituráveis, interatividade dos eleitores. A mediação fica a cargo do editor de Política do Diário, Marcelo Martins.

Mais uma vez, a proposta participativa do evento contará com perguntas enviadas pelos próprios eleitores e selecionadas pelos jornalistas do Diário.

- O primeiro debate do segundo turno das eleições em Santa Maria será essencial para nortear quem ainda não tem uma opinião formada a respeito dos dois candidatos. Mais objetivo em função do número de concorrentes, o encontro de amanhã promete diálogos propositivos e um enfrentamento franco e direto entre Cechin e Pozzobom. E assim como foi no primeiro turno, o Diário terá esse papel fundamental em nome da democracia - reforça o editor-chefe, Pedro Pavan.

COBERTURA
Como nas primeiras edições, a equipe de jornalismo da TV Diário fará blocos ao vivo com todas informações e bastidores do debate nos canais 526 e 26 da NET e também no Facebook, Instagram e Twitter. As atualizações também podem ser acompanhadas em matérias publicadas no site do Diário e ampliadas na edição impressa. TV Santa Maria e TV Câmara também transmitem o evento.

ESTRUTURA

  • 1º bloco -  No primeiro bloco, será feita a abertura pelo mediador e sorteada, na presença dos candidatos, a ordem de apresentação. Cada prefeiturável terá 2 minutos para se apresentar, considerando, em sua fala, por que quer ser o prefeito de Santa Maria
  • 2º, 3º e 4º bloco - No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos respondem a perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo do Diário, responsável pela produção do debate. Os questionamentos podem incluir sugestões enviadas previamente pelos (e)leitores e estarão, obrigatoriamente, atrelados a temas definidos previamente e constantes neste regulamento. O mediador sorteia o tema e, na sequência, a pergunta e o candidato que começa respondendo. Cada candidato terá 2 minutos para resposta. Em seguida, ocorre um debate livre de 4 minutos entre os dois candidatos acerca das manifestações sobre a pergunta e cumprindo os tempos de fala de cada um que constam no anexo deste regulamento. Serão duas perguntas por bloco, e cada tema poderá ser sorteado uma única vez
  • 5º bloco - Os candidatos fazem perguntas livres entre si. Será sorteado o primeiro candidato que pergunta, o qual poderá questionar acerca de qualquer um dos temas elencados para o debate e descritos no artigo 8 deste regulamento. Os candidatos poderão formular perguntas livres, desde que não pejorativas e não contendo ofensas pessoais. O mediador poderá intervir caso as perguntas não respeitem os temas propostos no regulamento
  • 6º bloco - No sexto e último bloco, os candidatos farão uma avaliação do desempenho do concorrente no debate segundo as propostas apresentadas durante a realização do mesmo. Será sorteado o candidato que começa a se manifestar, e cada um terá 02 minutos para suas considerações. Para finalizar, ocorre o sorteio do candidato que começa fazendo suas considerações finais, para as quais terá o tempo de 2 minutos


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190