eleições ufsm

Três entre os quatro nomes que disputam a Reitoria serão votados na manhã desta quarta

Acompanhe ao vivo, a transmissão pelo Youtube

Maurício Araujo e Pâmela Rubin Matge


Foto: Pâmela Rubin Matge (Diário)
Conselheiros estão reunidos de forma presencial e online para a votação

Judicialização, recomendações do Ministério Público Federal (MPF), manifestações e acusações nas redes sociais antecedem o penúltimo capítulo que marca a histórica e polêmica eleição para reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que se encerra nesta quarta-feira: a definição dos três entre os quatro nomes que disputam a Reitoria.

Conhecida a chamada lista tríplice  formada pelos candidatos que obtiverem mais votos junto ao Conselho Superior, ela pode ser encaminhada ao governo federal. Cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nomear o reitor, independentemente da posição em que estará na lista. Já o vice-reitor será escolhido pelo reitor nomeado. Esse processo pode durar até 60 dias.

A reunião ampliada dos conselhos será online, é transmitida AQUI ao vivo no YouTube da UFSM. A votação é feita via internet, e o voto é uninominal para cada cargo, único e secreto. Votação online foi aberta às 8h56min e conta com OAB, Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e auditoria interna da UFSM na sala virtual. 

Disputam o cargo máximo da instituição Cristina Nogueira, Luciano Schuch, Martha Adaime e Rogério Koff. Os três primeiros, e também o professor Genésio da Rosa, ainda pleiteiam figurar na lista de vice-reitor.

Escolha a reitor foi alvo de mobilização de estudantes e entidades em Santa Maria

Desde as 8h30min conselheiros podem a chegar à sessão virtual. Serão 122, de um total de 124, integrantes dos Conselhos Superiores - Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores - que votarão. A apuração também ocorre presencialmente na Sala dos Conselhos Superiores (9º andar do prédio da Reitoria) junto à equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM. Porém, por conta da pandemia e para evitar aglomerações, somente pessoas cadastradas podem participar.

Acompanham na sala de apuração no 9° andar da Reitoria, técnicos do CPD da UFSM, comissão eleitoral e assessoria de comunicação institucional. Os nomes três mais votados devem ser conhecidos ainda nesta manhã.

ENTENDA

Serão aptos a votar os conselheiros que ingressarem na reunião ampliada até as 8h30min (primeira chamada) e 8h45min (segunda chamada)

  • A votação para reitor começa a ser transmitida a partir das 8h30min
  • Por volta das 10h, começa uma segunda sessão para votação para vice-reitor
  • São 122 conselheiros aptos a votar (o conselheiro que tiver duas ou mais cadeiras nos colegiados tem direito a apenas um voto)
  • A votação é feita via internet, registrada de forma anônima, com utilização de CPF e senha cadastradas nos portais da instituição
  • A votação será por meio da plataforma Helios Voting, sendo que o voto será uninominal para cada cargo, único e secreto
  • Após encerrado o tempo de voto, é divulgada a apuração preliminar
  • O resultado final será encaminhado ao governo federal a partir desta quinta-feira

COMISSÃO ELEITORAL

  • Profa. Marli Hatje - Presidente
  • Prof. Cezar Augusto Bizzi 
  • Assist. em Adm. Edison Luiz Pavão Borges 
  • Prof. Luiz Anildo Anacleto da Silva 
  • Prof. Marcio Rossato Badke 
  • Profa. Viviane Ache Cancian 
  • Discente Mateus Lazzaretti


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190