ufsm

Schuch entra no ritmo bolsonarista

Foto do futuro reitor posando com o retrato de Bolsonaro repercutiu nas redes sociais

Maurício Araujo

Repercutiu a foto do futuro reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e das demais integrantes da lista tríplice à Reitoria, Martha Adaime e Cristina Nogueira, segurando um quadro do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Nas redes sociais do Diário, centenas de pessoas se manifestaram, muitos contra e outros tantos a favor. Desde que deflagrado o processo eleitoral na universidade, em abril deste ano, uma série de acontecimentos marcaram o processo, passando de questionamentos, ações públicas ajuizadas na Justiça, recomendações do Ministério Público Federal e outros fatos, muitos deles políticos partidários, que movimentaram as eleições da instituição para além do arco da federal.

Baixos índices de vacinação da febre amarela ameaçam volta da doença ao RS

Neste mesmo processo, a presença de um candidato considerado "bolsonarista", o professor Rogério Koff, também acirrou ainda mais a disputa. O argumento principal dos favoráveis à chapa liderada por Schuch é que Koff seria um intervencionista, ligado ao governo federal. E, por isso, era preciso impedir que o nome dele figurasse na lista tríplice, o que foi confirmado pelos Conselhos Superiores. No discurso de ambos, no entanto, sempre se reforçou a necessidade de se ter uma universidade independente e autônoma, não ligada a partidos políticos ou aos próprios políticos.

O QUADRO

A futura nomeação de Schuch foi anunciada pelo deputado federal bolsonarista, Bibo Nunes (PSL), ainda no final de agosto, quando o parlamentar levou o nome dele ao Ministério da Educação. Desde então, os dois já participaram juntos de outras agendas, inclusive em Brasília, quando Schuch fez uma visita ao deputado.

Ontem, Bibo Nunes presenteou Schuch com um quadro do presidente. O retrato de Bolsonaro foi entregue pelo produtor rural e liderança política ligada ao deputado, Patrick Luderitz, e a intenção é que o quadro seja colocado dentro da universidade. Segundo Luderitz, não é uma questão política partidária, e sim de respeito ao chefe da nação e uma "clara demonstração de patriotismo, respeito e estima pelos integrantes da nova administração que está se formando".

Com votos de amor e cumplicidade, casal celebra união dentro do Hospital Universitário

O professor Luciano Schuch, que tem dançado conforme a música - neste caso a bolsonarista -, agradeceu o presente e afirmou que vai seguir trabalhando por uma universidade forte, autônoma e que gere desenvolvimento ao país. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190