o caminho até 2024

Rodrigo Decimo e a sucessão à prefeitura de Santa Maria

Vice-prefeito foi alçado ao protagonismo dentro da administração Jorge Pozzobom (PSDB)

Mauricio Araújo
Foto: Foto: Deni Zolin
Ao lado do prefeito Pozzobom, vice-prefeito é talhado para assegurar continuidade em 2024

Foto: Deni Zolin
Ao lado do prefeito Pozzobom, vice-prefeito é talhado para assegurar continuidade em 2024

Forjado na iniciativa privada, Rodrigo Decimo é um nome que sempre desfrutou de trânsito em meio ao empresariado santa-mariense. Ao se considerar um nativo que fez aqui a vida _ ao cursar Engenharia Civil na UFSM _ e ao formar a família, Decimo teve uma guinada na vida ano passado. Ainda no primeiro trimestre de 2020, quando Santa Maria, a exemplo do mundo, tateava no escuro quanto ao surgimento da hoje popularizada e disseminada Covid-19, Decimo, de certa forma, também estava na mesma condição. 

Cortejado e também assediado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que se lançaria à reeleição, o empresário que acumula passagens pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) e do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) era, à época, considerada a "bala de prata" do tucano para emplacar um segundo mandato. 

Candidatos à Reitoria da UFSM buscam os votos dos conselheiros

Não só o perfil, que é a antítese de Pozzobom, foi visto como um atrativo para estar ao lado do tucano _ desgastado naturalmente por ser o mandatário do município _, mas, sim, a certa neutralidade de Decimo. Ou seja, um nome fora da política que concilia o entendimento das demandas do empreendedor e que seria um termômetro fidedigno para saber ao certo quais são os anseios das forças produtivas do município.

ROTINA ALTERADA

A reeleição de Pozzobom foi apenas o gatilho para uma mudança já iniciada e em curso desde o ano passado na vida de Rodrigo Decimo. Se, em um passado recente, ele era acostumado a ser "até transparente demais", como relatam algumas fontes, agora, o desafio é ser cauteloso. 

Ainda se ambientando ao nicho da política, prudência e ponderação acompanham os atos e falas do vice-prefeito. O Diário acompanhou, na última quarta-feira, um turno da agenda de Decimo, que dá a largada cedo, primeiro, na empresa que ele tem. E, depois, no prédio da prefeitura.

DEFINIÇÕES EM CURSO

Quando se trata de eleições, as definições começam muito antes dos pleitos. Para alguns, e, até mesmo para o vice-prefeito, 2024 está longe. Mas a construção começa ser feita agora, aos poucos. Se, neste momento, cabe ao prefeito Jorge Pozzobom fazer as principais articulações políticas _ o que é uma habilidade natural do tucano _, ao vice coube liderar as ações da administração. Essa configuração já estava posta desde o começo do mandato, e tem se fortalecido nos últimos meses.

Oposição deve emplacar nova CPI contra prefeito

Além de liderar a reforma administrativa e encabeçar o projeto do Distrito Criativo, Decimo é figura presente em diversos atos da gestão, com participação em eventos e apresentação de projetos. Não raro, promove reuniões com o secretariado, já que tem o objetivo de tornar as pastas de governo mais integradas e menos individuais. Afinal, "a prefeitura é uma só" e, na maioria das vezes, uma pasta precisa dar o suporte para a outra, sustenta:

_ Estamos olhando com atenção para todos os setores, com fortalecimento da integração entre as secretarias. Temos um projeto bem pensado, com metas e desafios para cada uma das pastas, e, inclusive, para o prefeito e para o vice-prefeito.

FILIAÇÃO

Filiado de ocasião ao PSL para disputar o pleito do ano passado, Decimo tem pouca ambição política _ neste momento. Reconhece que é o candidato natural à sucessão tucana. Mas, afirma que, se a decisão de disputar uma campanha ao Executivo fosse hoje, declinaria da proposta. A permanência na sigla também é incerta, e, nos bastidores, se cogita que ele possa migrar para o PSDB justamente para tentar dar continuidade ao governo pós 2024, o que seria um feito inédito no município.

_ O que quero, agora, é cumprir meu mandato de vice-prefeito e deixar um legado de boas ações para Santa Maria.

RITMO PRÓPRIO 

A fala calma aliada à serenidade e à cordialidade são algumas das características mais evidentes do vice-prefeito. Recém chegado ao paço municipal, o empresário tem colocado em prática a sua forma de administrar. Candidato natural à sucessão de Jorge Pozzobom (PSDB), ele diz ainda não vislumbrar as eleições de 2024, mas tem o entendimento que um projeto maior já começou a ser construído. 

Ao longo dos últimos sete meses, o engenheiro mudou radicalmente a rotina para mergulhar, de forma quase exclusiva, nos projetos da gestão tucana. Do sexto andar do Centro Administrativo, Decimo quer deixar um legado como vice-prefeito, o que pode ser o salvo conduto para, futuramente, subir de andar.

'Não adiantou fechar nada', diz Osmar Terra sobra pandemia

Nos últimos anos, Rodrigo Decimo se consolidou como liderança empresarial do município, tendo sido presidente da Cacism e do Sinduscon. O protagonismo do empresário nestes setores sempre foi reconhecido pelos pares e também pelos tradicionais políticos, que enxergaram nele a possibilidade de levar a larga experiência na iniciativa privada à (necessária) burocracia do poder público.

Para imprimir o próprio ritmo no Executivo, ele já liderou uma reforma administrativa e impôs metas, para ele e também para o secretariado. A partir desta construção, acredita que possa tornar menos engessada a máquina pública e garantir serviços de melhor qualidade à população. A atenção, neste momento, está em setores ligados ao licenciamento. Por isso, fez questão de dar status de supersecretaria à pasta do Licenciamento e Desburocratização, mas sem esquecer uma pasta que sempre ficou às margens das demais e que tem uma importante participação na sua proposta: a do Meio Ambiente, responsável pela análise de licenciamento ambiental.

Em pouco tempo, o homem que não tinha pretensões políticas até o ano passado "começa a ganhar, cada vez mais, espaço e protagonismo em uma administração, muitas vezes, vaidosa, mas que reconhece a relevância do seu vice-prefeito para impor o seu projeto de governo", conta um secretário da gestão municipal.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190