eleições 2020

Propostas e leves alfinetadas: como foi o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santa Maria

Encontro durou duas horas e foi dividido em cinco blocos

18.302
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

O primeiro debate do ano entre os candidatos a prefeito de Santa Maria foi avaliado pelos próprios candidatos como um evento "de alto nível"  e uma oportunidade de mostrar as intenções para governar a cidade . Os  postulantes ao Executivo municipal  - Jader Maretoli (Republicanos), Sergio Cechin (Progressistas), Luciano Guerra (PT), Evandro Behr (Cidadania), Marcelo Bisogno (PDT) e Jorge Pozzobom (PSDB) - fizeram suas explanações,  responderam e fizeram perguntas durante cinco blocos, que tiveram, ao todo, duas horas de duração.

Temas como meio ambiente, desburocratização de processos, gestão em saúde, gastos orçamentários, incentivo A economia local e como administrar no pós-pandemia pautaram o encontro.

Em geral, o debate foi amistoso. Os poucos embates mais acirrados se deram entre as chapas governistas de  Cechin e Pozzobom. Nas considerações finais, a tônica mais agressiva e crítica em relação aos demais concorrentes ficou a cargo de Jader.

Sem grande público, e em um  pleito inédito por conta da pandemia do novo coronavírus, a atmosfera do debate que ocorreu no Floratta Casa de Eventos, junto ao Clube Atiradores Esportivo, foi mais comedida, já que puderam estar apenas 80 pessoas no espaço. Cada candidato pode levar, no máximo, três pessoas.

A trajetória pessoal e a vida pública: conheça os seis candidatos a prefeito de Santa Maria

Neste ano, o formato do debate teve de ser adaptado. Para a segurança de todos e respeito às normas sanitárias no que tange evitar aglomeração, somente é permitido o acesso ao recinto do debate àquelas previamente cadastradas, portando documento de identificação com foto, que esteja fazendo uso de máscara facial de proteção individual e que tenha sua temperatura medida por aparelho e a mesma não seja superior a 37°C.

Veja a avaliação de cada um dos candidatos sobre o debate*

Jader Maretoli (Republicanos) - "Mais do que nunca ficou claro, como os demais candidatos se apresentaram, as propostas, as ilusões vendidas há mais de anos na cidade. Mais do que nunca eu consegui demonstrar para Santa Maria que eu a professora Maria Helena, temos caminhos diferentes para mudar a cidade, principalmente quebrando esse ciclo da velha política e apresentando uma Santa Maria nova que merece um futuro diferente para toda a nossa família"

Sergio Cechin (Progressistas) - "Primeiro, quero cumprimentar as entidades promotoras, as rádios e o nosso jornal Diário, sempre presente. A minha avaliação é de que foi um debate de alto nível, em que foram discutidos projetos de interesse da cidade. A população de Santa Maria Ganha com isso. Ganha porque teve oportunidade de analisar as propostas de cada coligação. Fiquei muito feliz, sem dúvida alguma."

Luciano Guerra (PT) - "A avaliação é positiva. Primeiro, foi um debate de alto nível. É importante que a gente possa sempre levar para a nossa comunidade propostas plausíveis. Não adianta vir para o debate fazer venda de ilusões e passar para a sociedade uma Santa Maria que não é a que nós moramos. Com pés no chão e projeto na mão, nós vamos superar, com certeza, esse momento de dificuldade"

Evandro Behr (Cidadania) - "Estou muito feliz com o resultado final. Santa Maria teve oportunidade de conhecer visões de cidade diferentes, em um ambiente respeitoso, muito propositivo. Ficou claro para o santa-mariense que todos nós temos ideais similares para enfrentar os problemas, mas só um de nós tem qualidade e condições para explicar o porquê a gente vai nesse sentido e dizer da onde vem os recursos. Todos os colegas estão de parabéns pelo respeito, insistência e veemência na defesa das posições. Ganhou Santa Maria. Ganhou a democracia. Estamos todos de parabéns."

Marcelo Bisogno (PDT) - "Foi muito importante. O povo de Santa Maria começa a entender a nossa proposta, a diferença do nosso projeto com os pés no chão, sem vender esperança, mas sim responsabilidade. A onda da mudança, o novo caminha é Bisogno e Fabiano, uma nova geração preparada para assumir o comando da prefeitura, virar o jogo e iniciar uma nova era em nosso município"

Jorge Pozzobom (PSDB) - "Hoje tivemos oportunidade de ver quem fala a verdade e quem está totalmente desinformado. Hoje tivemos oportunidade ver o desconhecimento com a realidade de Santa Maria. Uma cidade que está dando certo, uma cidade que conquistou o nosso Hospital Regional, funcionando, a Central Telefônica do Samu, as creches, 508 professores, o cercamento eletrônico, tornando Santa Maria mais segura. Por isso, nós viemos mostrar a cidade verdadeira de Santa Maria. A cidade que todos nós queremos para seguir em frente."

*O Diário estabeleceu de 30 a 45 segundos de avaliação para cada candidatos. A o tamanho da avaliação (frase) é proporcional ao tempo em que cada um levou para fazera explanação

O encontro foi promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), junto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SM) e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), sendo transmitido pela TV Diário (canais 26 e 526 da Net) e repercutido nas plataformas digitais e impressa. 

*Colaborou Rafael Favero

Veja na íntegra:



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190