eleições 2020

Propaganda no rádio e na TV começa nesta sexta e terá 10 minutos

Até 12 de novembro, prefeituráveis terão espaço de segunda a sábado para convencer durante os programas que começam hoje

18.302

Pelos próximos 35 dias a contar desta sexta, os seis nomes que disputam a prefeitura terão também espaço na TV e no rádio para exibirem propostas e argumentarem por que merecem administrar o município a partir de 1º de janeiro de 2021. No ano atravessado pela pandemia do novo coronavírus, em que o "corpo a corpo" com o eleitor impõe restrições, a articulação dos candidatos no horário eleitoral pode ter um impacto ainda maior.

Porém, se para alguns o momento é de convencer, para outros, a discrepância dos tempos disponibilizados é antidemocrática (veja, abaixo, o que os candidatos adiantam para o primeiro dia). Em Santa Maria, o candidato Evandro Behr (Cidadania), que concorre com o apoio do Democracia Cristã (DC) na coligação "A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos" tem o menor espaço nas mídias. Já quem pleiteou o maior espaço no rádio e na televisão foi a coligação "Em frente, Santa Maria!", de Jorge Pozzobom (PSDB), que busca a reeleição, ao lado das siglas PSL, DEM, PTB, PTC e Podemos. Na sequência, vem a chapa "Santa Maria agora sim", com Sergio Cechin (Progressistas) junto do MDB, Avante, PROS, PRTB, SD, PL e Patriota.

A trajetória pessoal e a vida pública: conheça os seis candidatos a prefeito de Santa Maria

Em 2020, será o primeiro pleito municipal com máximo de 10 minutos por dia, conforme a chamada cláusula de barreira, aprovada em 2017 pelo Congresso. O tempo total diário é dividido em quatro blocos, dois no rádio e dois na TV. Também é o primeiro ano com o fim coligações proporcionais, regra que permitia mais de um partido no lançamento das candidaturas ao Legislativo. Isto é, neste ano, cada vereador se apresenta com legenda única.

CRITÉRIOS
O critério de divisão do horário eleitoral é 10% igualitário e 90% proporcional, de acordo com a representatividade do partido na Câmara dos Deputados, tomando como base a data da posse. Isto é, quanto mais deputados uma sigla tiver, mais tempo revertido à propaganda eleitoral. Ou seja, somente os partidos que atingirem mínimo de votação na eleição de deputado federal terão acesso ao horário. Para os cargos majoritários, o tempo proporcional será calculado pela soma dos representantes dos seis maiores partidos que integrem a coligação.

As inserções (que incluem os vereadores) são distribuídas com o tamanho padrão de 30 segundos, podendo o partido ou coligação agrupá-las em publicações de 60 segundos nos blocos em que possuir mais de uma inserção. As inserções serão veiculadas também aos domingos.

SORTEIO
Em Santa Maria, a distribuição dos horários para cada candidato ocorreu na última semana. No dia 2 de outubro, no salão do júri, do Fórum, uma reunião entre os partidos, a imprensa de rádio e TV e a Justiça Eleitoral, definiu o regramento básico previsto na resolução 23610/2019. Na ocasião, foi realizado o sorteio da ordem em que os candidatos a prefeito irão aparecer no primeiro dia. As informações foram inseridas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O que os candidatos adiantam para o primeiro dia*

JADER MARETOLI (REPUBLICANOS)
"Eu e Maria Helena vamos apresentar a região onde moramos e falar sobre a realidade da população. Eu sou Jader, penso diferente e tenho caminhos diferentes para o futuro de Santa Maria."

SERGIO CECHIN (  PROGRESSISTAS)
"Acredito que temos o tempo necessário para mostrar nos nossos programas de TV e rádio que a experiência aliada à renovação é a sintonia perfeita para abraçar Santa Maria em um grande projeto de retomada econômica no pós-pandemia, sem jamais esquecer da saúde dos cidadãos. No primeiro programa, apresentaremos a nossa candidatura, ressaltando os motivos de eu e doutor Francisco termos aceitado o desafio de concorrer a prefeito e a vice-prefeito. Mais que isso, mostraremos que somos leais aos santa-marienses e estamos preparados para conduzir Santa Maria ao protagonismo que a cidade quer e merece."

LUCIANO GUERRA (PT)
"Eu e o Marion queremos pedir licença para, a partir desta sexta-feira, entrar nos lares da nossa população via televisão e rádio. É muito importante que o eleitor e a eleitora possam assistir os programas e analisar os compromissos e os planos coletivos que temos, a partir do plano de governo participativo que construímos e que tem como símbolos a mudança, a renovação e a projeção de novas ideias para Santa Maria. Para não estragar a surpresa, vou dar apenas uma pista sobre o primeiro programa: falar sobre Santa Maria, ao nosso ver, sempre pede uma boa dose de coração, emoção e esperança."

EVANDRO BEHR (CIDADANIA)
"A divisão de tempo no horário gratuito é uma medida injusta e antidemocrática. Um artifício claro dos políticos profissionais de se perpetuarem no poder. Eu e a Carla temos muito para mostrar e apenas 18 segundos para falar. Então, teremos que fazer democracia fora dos meios que o "mecanismo" oferece. Falar direto com as pessoas pelo meio digital e, nos casos que a segurança sanitária permitir, fazer o contato direto. Dependeremos muito do cidadão entender a oportunidade que tem de mudar o jogo e influenciar diretamente no resultado de uma eleição que cada apoio multiplicador conta muito."

MARCELO BISOGNO (PDT)
"A coligação tem esperança por novos dias, novos rumos pra Santa Maria. Queremos que todos voltem a ter orgulho de nossa cidade, cidade cultura, cidade dos ferroviários, cidade de história, de alegria. De jovens. Santa Maria volte a ser feliz. Por isso, somos um novo caminho para Santa Maria, porque estamos precisando acreditar de novo em nós mesmos e ter orgulho de ser santa-mariense. Valorizando a nossa gente a nossa história e as nossas raízes."

JORGE POZZOBOM (PSDB)
No primeiro dia da veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a coligação "Em frente, Santa Maria!" apostará na apresentação de suas propostas para a cidade."

*O Diário disponibilizou o mesmo espaço de divulgação para todos prefeituráveis. As publicações são proporcionais aos materiais enviados pelas assessorias dos candidatos

Horário eleitoral

  • Dias - De segunda a sábado
  • Rádio - Das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min 
  • Televisão - Das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min

A sequência e o tempo

  • Luciano Guerra, coligação "Você na prefeitura", com PT e PSD - 1min49s
  • Sergio Cechin, coligação "Santa Maria agora sim", com PL, Solidariedade, PRTB, Avante, Patriotas e PROS - 2min41s
  • Jader Maretoli, coligação Avança Santa Maria", com Republicanos e PSC - 0'52s
  • Marcelo Bisogno, coligação "Um novo caminho para Santa Maria", que tem PDT, PSB, PCdoB, Rede e PV - 1min33s
  • Jorge Pozzobom, coligação "Em frente, Santa Maria" com PSDB, PSL, DEM, PTB, PTC e Podemos - 2min43s
  • Evandro Behr, coligação "A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos", que tem o apoio do Democracia Cristã (DC) - 0'18s


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190