coluna jaqueline silveira

Procurador que atuou em Santa Maria está em meio a polêmica indireta

MP vetou nome indicado por Bolsonaro para vaga ocupada por Ivan Cláudio Marx na Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos

18.308


Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Procurador federal que atuou em Santa Maria e principalmente na Operação Rodin, Ivan Cláudio Marx acabou no meio de uma polêmica com a qual ele não tem nada a ver. O Conselho Superior do Ministério Público Federal vetou, na terça-feira, o nome do procurador Ailton Benedito, chefe do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás, e indicado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) para integrar a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

STF suspende transferência da Lula para presídio em São Paulo

A vaga em questão é ocupada por Marx, que também é formado na UFSM. De perfil conservador, Benedito, que chegou a comemorar em rede social os 50 anos do golpe militar neste ano, foi indicado por meio do Ministério da Família e de Direitos Humanos. Por 6 votos e 4, o Conselho do Ministério Público barrou a nomeação sob a alegação de que não cabe ao Executivo escolher o membro do MPF para a comissão.

Câmara rejeita todos destaques e aprova reforma da Previdência

Os conselheiros entenderam, ainda, que o cargo ocupado atualmente por Marx não está vago. Embora a nomeação seja feita pelo presidente, o nome do procurador precisa ter o aval do Conselho Nacional do Ministério Público, o que não ocorreu, inclusive com o veto da procuradoria-geral da República, Raquel Dodge.  

Desde que a comissão contrariou a versão de Bolsonaro sobre a morte do pai do presidente do OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e apresentou documentos comprovando que Fernando Santa Cruz foi perseguido e morto no período da ditadura, o presidente tem promovido trocas no órgão. Entre os novos integrantes da comissão, estão militares e um deputado do PSL. Um dos substituídos foi o deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT), indicado ainda pela presidente Dilma (PT).  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190