centro histórico

Prefeitura quer implementar um Distrito Criativo

Gare da Viação Férrea, Vila Belga e Avenida Rio Branco integram o projeto do Poder Executivo

Maurício Araujo

O centro histórico de Santa Maria (Gare da Viação Férrea, Vila Belga e Avenida Rio Branco) integra um projeto ambicioso - mas necessário - da prefeitura municipal. Depois de décadas de negligência com a memória viva do município, o governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) quer criar o primeiro "Distrito Criativo" da cidade, que compreende estes importantes espaços históricos. Inspirado no Distrito 48, de Florianópolis, o projeto busca desenvolver a economia criativa da localidade, com propostas ligadas à inovação e à cultura.

A expertise e a metodologia para implantar o Distrito Criativo seria por meio de um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas sem que Santa Maria e seu vasto, engajado e ativo corpo técnico de instituições, coletivos e organizações perdessem o protagonismo.

Santa Maria tem 23% da população imunizada contra Covid-19

A proposta é liderada pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL) e pelas secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Educação e Esporte. O objetivo é trabalhar de forma sustentável o centro histórico. Para isso, está sendo feito um levantamento de empreendimentos nesta localidade. Somente na Vila Belga foram identificados mais de 35 locais que desenvolvem atividades ligadas à economia criativa.

Com a efetivação do Distrito Criativo, a prefeitura quer tornar realidade o que muitos governos tentaram - inclusive este -, mas não conseguiram. Projetos semelhantes instigam o imaginário da população há mais de 10 anos, tais como: a revitalização da Gare, com atrações culturais e gastronômicas; o maior incentivo a empreendimentos e ao turismo na Vila Belga; e a valorização arquitetônica, urbanística e de memória da Avenida Rio Branco.

Para que tudo isso não seja apenas uma utopia, a parceria público/privada é o caminho indicado pela prefeitura, e tem tido aceitação dos atores interessados, já que sozinho e com recursos próprios, o município não teria condições de implementar o projeto.

SUSTENTABILIDADE

Mais que revitalizar os espaços, a prefeitura quer criar um ecossistema de criação. Isso é, além de reformar e tornar atrativo o ambiente, quer garantir que as pessoas frequentem os locais, desfrutem do lazer e da cultura oferecidas, consumam nos empreendimentos e façam a roda da economia criativa rodar. Para isso, será investida na vida diurna e noturna daquela localidade, tornando-a mais atrativa e sustentável. A ideia geral do Distrito Criativo é "não basta criar, é preciso dar sustentabilidade".

Depois do calorzinho, semana terá geada e temperaturas negativas na região

O Distrito Criativo tem feito os olhos do vice-prefeito brilharem. Ele tem liderado a articulação com os demais atores e instituições, pois sabe que o projeto se tornará inviável sem o apoio externo. Na última semana, quando participou de reuniões para apresentar a proposta, Decimo recebeu apoios e sugestões que dão otimismo ao trabalho. Segundo ele, constituir o distrito será uma das principais bandeiras dele enquanto vice-prefeito.

SIMPÓSIO

No dia 17 de agosto, no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a prefeitura pretende chamar todos os envolvidos para participar de um simpósio. Além de apresentar as propostas, a ação deve ser o início para discussões mais aprofundadas sobre a criação do Distrito Criativo.

Se efetivado conforme o planejado, o projeto será um ganho inestimável para a vitalidade econômica e social daquela localidade, bem como para todo o município, já que a cultura passou a ser entendida como negócio, sendo uma política que gera desenvolvimento, emprego e renda.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190