espera

Prazos não cumpridos fazem prédios históricos sucumbirem ao tempo

Casa de Cultura e Edifício Galeria Rio Branco aguardam em diferentes etapas para serem licitados

Maurício Araujo

Um dos maiores problemas do Poder Público, não exclusivamente de Santa Maria, é o não cumprimento de prazos. Além de gerar expectativa na população, causa frustração em uma sociedade, infelizmente, já acostumada com muitos discursos. No começo do ano, o Diário fez duas reportagens: uma envolvendo a revitalização da Casa de Cultura e outra sobre a licitação para a conclusão do edifício Galeria Rio Branco. Os prazos, à época, seriam cumpridos, conforme o Executivo, no primeiro semestre de 2021 (dia 30 de junho). A pouco menos de duas semanas para o fim do mês, um deles está confirmado que não se cumprirá e o outro, mesmo que a prefeitura não fale, tende a não se efetivar.

CASA DE CULTURA

Após as readequações no projeto arquitetônico da Casa de Cultura, a prefeitura está na fase de realizar os projetos complementares, como o hidráulico e o elétrico, essenciais para a aprovação de outros órgãos e, claro, para que o projeto seja licitado.

A polêmica publicação de Ricardo Blattes

Questionada, a prefeitura justifica que, devido às escalas de trabalho dos profissionais, por conta da pandemia de coronavírus, não é possível afirmar que essa etapa seja concluída dentro do prazo - a reportagem foi publicada em fevereiro deste ano. A finalização dos projetos é necessária para o encaminhamento seguinte, disse a administração municipal. O objetivo, agora, é que seja feito até o final de 2021.

Comandante do Exército vem a Santa Maria em julho

De seis em seis meses, o prédio da Casa de Cultura sucumbe, fechado e sem atividades, há cinco anos, em pleno centro da cidade.

GALERIA RIO BRANCO

São 50 anos de espera. Em fevereiro, a prefeitura de Santa Maria trabalhava em um Termo de Referência para garantir a licitação do Condomínio Galeria Rio Branco, na histórica avenida central de mesmo nome. O objetivo é permutar, sem torna de valor, o imóvel por área construída. O Poder Executivo afirma que uma reunião, ainda nesta semana, vai ser feita para tratar do andamento do processo, e, só após isso, deverá ter respostas.

A prefeitura não confirma se o prazo será cumprido. A poucos dias do fim do primeiro semestre, a tendência é que a licitação, até o fim deste mês, fique mesmo só no discurso. Mas ainda há tempo.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190