exército

Pozzobom diz que respeita a escolha, mas afirma que Santa Maria tinha mais estrutura para receber a ESA

Em vídeo divulgado na noite desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que a Escola de Sargentos irá para Recife

18.299
Foto: Foto: Reprodução
Prefeito Jorge Pozzobom divulgou vídeo à noite sobre a decisão envolvendo a ESA


Foto: Reprodução
Prefeito Jorge Pozzobom divulgou vídeo à noite sobre a decisão envolvendo a ESA

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), estava em seu gabinete, pouco depois das 20h desta quinta-feira, quando recebeu a notícia da escolha por Recife (PE) para sediar a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em vídeo divulgado às 20h nas redes sociais.

Pozzobom não escondeu seu insatisfação pela derrota de Santa Maria nessa disputa, que se estendeu por dois anos. Para o chefe do Executivo, o Coração do Rio Grande era a cidade mais bem preparada entre as três concorrentes - Ponta Grossa, no Paraná, também brigava para receber o investimento de R$ 1,2 bilhão do Exército Brasileiro.

- Óbvio que a gente respeita a decisão do comando do Exército, mas discordo. Santa Maria está tecnicamente preparada em todos os requisitos. Fico muito triste, porque havia uma cidade inteira gritando e alto e bom tom que a gente queria a Escola de Sargentos - afirmou.

Júri da Kiss terá 56 lugares para familiares de vítimas

O prefeito evitou comentar sobre uma possível interferência política de Bolsonaro na escolha. Nos bastidores políticos, contudo, especula-se que o presidente possa ter favorecido o Nordeste, onde busca reforçar seu eleitorado.

- A gente fez tudo. Nenhuma cidade tinha o que a gente tem - argumentou Pozzobom, que não via Recife como a favorita para receber a ESA.

O fato de Recife ser uma capital gera vantagens em diversos aspectos, entre eles de acesso. A cidade litorânea tem maior facilidade de acesso aéreo. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes tem voos para as principais cidades do país, o que será uma vantagem para os alunos da Escola de Sargentos, que virão de todos os quatro cantos do país. Santa Maria e Ponta Grossa não dispõem de voos regulares para o centro do país.

Pozzobom não vê nessas características uma vantagem de Recife a Santa Maria. Ele ressalta que o Exército Brasileiro teria dito que a escolha recairia sobre cidades de pequeno a médio porte. A atual sede da ESA fica em Três Corações, município de apenas 80 mil habitantes no sul de Minas Gerais.

- Recife não tem nada parecido com Santa Maria. Não tem nada do Exército. Ponta Grossa, pelo menos, tem - pontou, sem descartar que a escolha pode ter sido um equívoco.

Ainda na noite desta quinta, Pozzobom divulgou, por meio do WhatsApp, um vídeo curto em que comentou a decisão e agradeceu pelo apoio da população de santa-mariense, e ao Diário, na campanha pela vinda da ESA. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190