política

Plano regional com foco na agricultura é levado da UFSM ao governador

O reitor Paulo Burmann e o governador do Estado se reuniram nesta segunda

Ian Tâmbara


Foto: Renan Mattos (Diário)
Universidade quer estabelecer parcerias com os governos federal e estadual, além de entidades regionais para desenvolver projetos na área da agricultura

O investimento em agrotecnologia é um dos focos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com entidades da região, para este ano. Nesta segunda-feira, em reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o reitor Paulo Burmann apresentou projetos elaborados pela universidade, que constituem um plano regional para desenvolvimento da agricultura familiar e agronegócio.

O planejamento foi feito a partir de uma comitiva formada por membros da UFSM, Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e que foi até Brasília para discutir pesquisas do setor de agricultura. Esses estudos seriam voltados a resultados que possam refletir diretamente na produção da comunidade (confira abaixo as áreas incluídas).

- A nossa ideia é utilizar a tecnologia de todos os centros da universidade para auxiliar o setor produtivo, a agricultura familiar e o grande agronegócio - explicou o reitor.

O presidente da Cacism, Rodrigo Décimo, acredita que a iniciativa possa trazer resultados para toda a região.

- Isso é importante porque a região tem destaque na produção de soja e arroz, e a UFSM tem cursos que já estão consolidados em termos de pesquisa e de atuação na área de ciências rurais - afirma Décimo. Categorizados como parte do planejamento estratégico da universidade, os projetos ainda não foram detalhados publicamente. Porém, o reitor afirma que estão em fase de ajustes. Ao fazer avaliação para o futuro do agronegócio regional, o presidente da AM Centro e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB), vê a parceria com bons olhos.

- Enxergamos uma boa perspectiva. Estamos sempre à disposição para apoiar - comenta Salerno.

Ex-aluno, secretário de Agricultura Familiar visita e faz palestra na UFSM

A UFSM está elaborando projetos de desenvolvimento regional que contemplam diversos setores:

  • Agricultura de precisão 
  • Cultivo de produtos orgânicos (sem agrotóxicos)
  • Irrigação de plantações
  • Controle de microtoxinas dos alimentos produzidos
  • Cultivo de flores
  • Agricultura familiar

Centro do Inpe na UFSM retoma fôlego nas pesquisas após convênio

No encontro, outros temas importantes foram discutidos
O plano regional de agrotecnologia foi apenas uma das pautas discutidas entre o reitor e o governador na tarde desta segunda, no Palácio Piratini. Durante conversa sobre parcerias entre Estado e UFSM, o reitor acenou com a possibilidade de a universidade auxiliar o governo no Hospital Regional. A ideia seria transferir uma parte do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para lá. De acordo com Burmann, o debate foi positivo.
- Ele foi muito solícito e mostrou uma visão bastante consistente de futuro - destacou o reitor.

Ainda sobre o agronegócio, o governador ressaltou que a universidade está nos planos da secretaria estadual de Agricultura, com o objetivo de criar um polo de agrotecnologia na cidade e Região Central.
Segundo Burmann, os dois também comentaram sobre o novo parque de exposições para agricultura e negócios na cidade, que deverá ser o novo parque da Expofeira Agropecuária de Santa Maria.


Governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o reitor da UFSM, Paulo Burmann, no Palácio Piratini
Foto: Aline Dalmolin (Ascom/Gabinete)




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190