Escola de Sargentos

Para Giuseppe Riesgo, decisão da ESA parte de uma estratégia política

Indignado após participar de vários encontros sobre a vinda da escola para Santa Maria, o deputado estadual se encontra desacreditado

Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)/

Sem acreditar ainda na decisão do Alto Comando do Exército, anunciada na noite desta quinta-feira, sobre o futuro da Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA) - que vai para Recife -, o deputado Estadual do Rio Grande do Sul, Giuseppe Ricardo Meneghetti Riesgo (Novo), deu entrevista ao Central CDN 2ª Edição Especial, ainda na quinta-feira.

Segundo o deputado, é evidente que a situação será utilizada para tentar angariar apoios, com base nos combates do governador Eduardo Leite e do presidente Jair Bolsonaro, tendo em vista que o PSDB (partido de Leite) tenta combater o presidente, formando uma linha alternativa.

- A gente sabe muito bem que no Nordeste existe menos apoio ao Bolsonaro, então é provavelmente uma tentativa de tirar uma possível vitória do PSDB aqui no Rio Grande do Sul e levar para o Nordeste, de uma forma que ele consiga mais apoio - afirma Giuseppe.

Beto Fantinel ressalta união política para atrair a ESA, mas afirma que faltou humildade dos gestores

O deputado, que acompanhava com frequência os trâmites da situação, esteve cerca de três vezes em Brasília conversando com os mais diversos generais e autoridades do Alto Comando do Exército.

Para Riesgo, Santa Maria é a cidade com a melhor infraestrutura militar do Brasil, o que atrai e recebe vários militares de outros países para treinamentos na cidade. Sendo assim, ele não se conforma que a decisão tenha sido apenas técnica.

- Essa escolha foi política, o que é absolutamente lamentável. Eu fico extremamente decepcionado, não consigo descrever. E quando recebi a notícia, não conseguia acreditar. Agora só tenho a lamentar - expressa o deputado.

Durante a entrevista, o Riesgo foi questionado se a decisão teria reflexos no meio político e o quanto a não vinda da ESA para o Rio Grande do Sul teria reações para o presidente Jair Bolsonaro e para o governador Eduardo Leite.

'Para mim, foram critérios políticos e geográficos', diz Bibo Nunes sobre decisão da ESA

- A decisão de onde a ESA vai se estabelecer é algo que impacta as próximas décadas. Não se pode tomar uma decisão pública de algo tão importante pensando na eleição - comenta.

Embora a decisão tenha sido diferente do esperado, o deputado parabeniza a todos que batalharam para trazer a ESA para Santa Maria. Segundo ele, a luta super apartidária, com diversas pessoas e partidos distintos em busca do mesmo propósito, que era beneficiar o município, não deve ser abandonada.

- Vamos continuar tentando buscar o crescimento de Santa Maria. Se não deu com a ESA, vamos tentar de outras formas, não podemos jogar a toalha - conclui.

O deputado é advogado, empresário e político filiado ao Partido Novo. Desde o início das atividades em prol da vinda da ESA para Santa Maria, se mostrou à disposição. Para ele, como gostava de expressar sua opinião em sites na cidade, o intuito ia muito além de reiterar a importância da escola para Santa Maria, mas também reforçar as vantagens que a cidade possuía perante as concorrentes.

'Nós não tínhamos competidor, isto é o que me frustra mais' afirma Carlos CostaBeber

Para Riesgo, Santa Maria possui uma excelente posição geográfica no Estado, um parque industrial pujante, uma das maiores universidades federais do interior do país e uma grande força de trabalho de produtores e jovens. Desse modo, a chegada da ESA seria uma incrível possibilidade de movimentar o mercado consumidor e aumentar a confiança dos empresários.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190