pelito na federal

Na largada à Reitoria da UFSM, movimento foi tranquilo no campus

Até a próxima terça-feira, está aberto o período de campanha à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria

Maurício Araujo

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na próxima semana, se o cronograma for seguido conforme o divulgado, os 124 conselheiros dos Conselhos Superiores se reunirão para votar em um dos candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde está terça-feira até a próxima terça, está aberto o período de campanha. A poucos dias da data final, o movimento em relação à sucessão no campus principal da instituição foi praticamente inexistente.

Sem faixas, nem bandeiras ou manifestações contra ou a favor dos candidatos, o indicativo mesmo é que a definição está "no colo" dos conselheiros, que têm o poder do voto e podem definir os rumos da instituição, já na próxima quarta-feira.

Adolescentes com comorbidades têm vacinação contra Covid-19 prevista para próxima semana em Santa Maria

Na tarde desta terça-feira, o Diário esteve no campus da UFSM, em Camobi. Nos prédios e nas vias do lado de dentro do arco da Federal nada se via de campanha. A pandemia até pode explicar a baixa adesão, já que grande parte da comunidade acadêmica ainda não voltou de forma presencial. Mas, o indicativo mesmo é que a disputa, com embates e discussões, se dará nas redes sociais. No meio virtual, as campanhas começaram a ganhar corpo. Ainda na madrugada desta terça, a chapa "Koff e Genésio - Unidade na Ação UFSM" lançou seu material de publicidade na internet. A chapa "Voa UFSM - Luciano, Martha e Cristina" já estava ativa desde maio.

UNIDADE NA AÇÃO

Até as 17h de terça, mais de 400 pessoas seguiam a página recém criada e liderada pelo candidato a reitor Rogério Koff e pelo candidato a vice-reitor Genésio da Rosa. A primeira publicação já contava com 57 compartilhamentos e 45 comentários de apoio aos candidatos.

Vacinação chega para as pessoas com 35 anos ou mais nesta quarta

No vídeo, de pouco mais de dois minutos, os candidatos se apresentam à comunidade, bem como as principais propostas e intenções.

VOA UFSM

A última postagem da página é datada de 24 de junho, quando foi feito um agradecimento à comunidade acadêmica que participou da Pesquisa de Opinião. Liderada pelos professores e candidatos Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira, a página tem quase 3 mil seguidores - e tinha sido utilizada em 2017, para a campanha de Paulo Burmann e Luciano Schuch. As principais propostas dos candidatos têm sido apresentada desde o lançamento da chapa, com lives de apresentação, que contaram com a participação da comunidade acadêmica e propostas disponibilizadas por meio de rede social e em outras plataformas.

ACOMPANHAMENTO

O Ministério Público Federal (MPF) acompa o processo eleitoral da universidade. À pedido da instituição, a UFSM esclareceu de maneira didática e pormenorizada quais as ferramentas eletrônicas empregadas para garantir a inviolabilidade e sigilo do voto online que será utilizado como meio de votação na escolha dos cargos de reitor e vice-reitor. A segurança na votação tem que sido questionada no desdobramento da ação popular movida por vereadores do município.

O candidato Koff pediu, ainda, à comissão eleitoral da UFSM, a impugnação das outras três candidaturas.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190