eleições 2020

Justiça Eleitoral já se movimenta para recolhimento das urnas nos locais de votação

Cerca de 70 veículos são preparados para buscar equipamentos. Previsão é que apuração seja finalizada às 20h

Fabricio Minussi
Foto: Foto: Fabrício Minussi (Diário)

Foto: Polícia Federal (divulgação)

Matéria atualizada em 29 de novembro de 2020, às 16h30min

O movimento no Cartório Eleitoral de Santa Maria, na manhã deste domingo, foi tranquilo. A avaliação é do chefe do cartório, Vinícius Teixeira. Segundo ele, apenas três casos de boca de urna foram denunciados até meio-dia.

A Polícia Federal (PF) foi acionada para verificar a denúncia na Escola Municipal João da Maia Braga, onde um fiscal de partido estaria em frente a uma seção eleitoral. Ele foi levado ao Cartório Eleitoral, identificado e orientado sobre como se comportar nos locais de votação.

AO VIVO: acompanhe o dia de votação em Santa Maria neste domingo

As outras duas denúncias foram de suposta propaganda irregular no Colégio Manoel Ribas no Centro e na Escola Estadual Dom Antônio Reis no Bairro Salgado Filho. A PF também esteve nestes locais, mas as denúncias não se confirmaram.

DRONES 
A exemplo do primeiro turno de eleições, a PF de Santa Maria conta, neste domingo, com dois drones para auxiliar nas fiscalização de locais de votação. O objetivo é identificar eventuais irregularidades que necessitem de verificação e confirmação. Os aparelhos realizaram sobrevoos em seções localizadas nos bairros Passo das Tropas, Lorenzi e Tancredo Neves. De acordo com a PF, nenhum tipo de irregularidade foi flagrada pelos equipamentos.

Para confirmar o voto, eleitor vai a seção eleitoral na companhia da cachorrinha de estimação

URNAS
De acordo com a Justiça Eleitoral, apenas uma das 541 urnas instaladas nas seções eleitorais de Santa Maria teve de ser substituída. O equipamento, que estava na Escola Estadual Margarida Lopes, em Camobi, superaqueceu e foi substituído no final da manhã. De acordo com Vinícius Teixeira, apesar do imprevisto, não houve registro de atraso na votação na seção eleitoral montada na escola.

Outros quatro municípios gaúchos escolhem prefeitos neste domingo

FINALIZAÇÃO
A votação do segundo turno das eleições municipais encerra às 17h. Cerca de uma hora antes do fechamento das sessões, servidores da Justiça Eleitoral começam a mobilização para o recolhimento das urnas.

Foto: Fabrício Minussi (Diário)

Em frente ao Cartório Eleitoral, na Avenida Medianeira, servidores organizavam a logística do recolhimento. São 30 vans da Justiça Eleitoral que vão buscar os equipamentos nas seções. Além disso, 40 veículos de órgãos públicos como Receita Estadual, Prefeitura de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) buscam pendrives com informações dos votos.

Assim que as mídias chegam ao cartório, elas abastecem o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contagem de votos. Segundo Teixeira, a previsão é que o resultado final seja divulgado até 20h.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190