entrevista

'Estamos estudando a possibilidade de alugarmos um espaço fora da Câmara para a parte administrativa', diz Vargas

O presidente do Legislativo, João Ricardo Vargas, não informou o endereço do novo local e prazo para uma eventual mudança

18.302
Foto: Foto: Charles Guerra

Em entrevista ao Diário, o presidente da Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas (PP), que atua em sua segunda legislatura, avaliou o trabalho parlamentar ao longo de 2021, falou sobre a representatividade das 21 cadeiras, projetos aprovados, de futuras iniciativas, bem como informou uma novidade:  parte da rotina da Casa do Povo pode migrar da Rua Vale Machado, 1.415, para outro endereço.

Acompanhe:

Diário de Santa Maria - Neste ano, o senhor considera que Legislativo avançou? Pode mencionar três principais projetos?

João Ricardo Vargas - A principal foi na representatividade. A diversidade de pautas que os vereadores estão tratando aproxima ainda mais a comunidade da Casa do Povo. Foram muitas comissões especiais com pautas fortes que, além de fiscalizar as ações do Poder Executivo, avançaram em temas importantes como Plano Diretor, transporte público, planos orçamentários do município, passaporte vacinal, Hemocentro, entre tantos outros. A maioria dessas reuniões públicas e de comissões vêm sendo transmitidas para que o acesso à informação dos trabalhos dos vereadores possam ser acompanhados pelo povo. Inauguramos a Procuradoria da Mulher para termos mais um ponto de referência e apoio para as mulheres vítimas de violência. A Câmara, com a anuência dos 21 parlamentares, repassou ao município R$ 3 três milhões para que fossem distribuídos para famílias de baixa renda, ou seja, sem essa ação da Casa do Povo, o programa Auxílio Inclusivo não existiria. E estamos estruturando e planejando através de resolução aprovada uma administração mais sustentável ecologicamente.

Diário - Alguns vereadores têm feito reclamações acerca da infraestrutura do prédio do Legislativo como goteiras no Plenário, escadaria com cupim e gabinetes muito pequenos. Qual a previsão de reparos ou de mudanças estruturais?

Vargas - Realmente temos problemas estruturais históricos. Estamos sempre atentos e tentando dar a melhor solução. Já foi feita a reforma no telhado da Câmara, foram feitas entorno de 10 intervenções no telhado, inclusive com acompanhamento de um engenheiro. Já fizemos o trabalho de limpeza e descupinização da escada durante o recesso em julho e desinsetização em toda a Câmara. A questão dos gabinetes pequenos realmente é um problema, porém, o espaço é limitado, não tem para onde aumentar mais o tamanho deles. Estamos estudando a possibilidade de alugarmos um espaço fora da Câmara para a parte administrativa e financeira da casa, o que possibilitará, talvez, o aumento desses espaços bem como a criação de salas para reuniões das tantas comissões sejam permanentes ou temporárias.

Diário - Existe alguma possibilidade de mudança para outro imóvel no próximo ano?

Vargas - A Casa do Povo, em especial a estrutura legislativa, não. Porém, estamos estudando a possibilidade de alugar um imóvel para a estrutura administrativa.

Diário - Que aspectos podem ser melhorados na rotina do Legislativo e no retorno à sociedade?

Vargas - Entendo que estamos caminhando para o fim da pandemia. Neste tempo, que sofremos com todo esse baque, muita coisa se renovou, e um dos aspectos mais latentes foi a forma que a população está observando e interagindo com a política e os políticos. Não tenho dúvida que a cada dia as pessoas estão mais inseridas neste processo político do nosso país, Estado e, principalmente, município, pois é nas cidades onde as pessoas moram, vivem as suas vidas. Desta forma, temos que trabalhar para oportunizar cada vez mais a participação da população na discussão de todas as pautas que são tratadas na Casa do Povo e que vão atingir diretamente a vida de todos. Tenho certeza que o maior retorno que podemos dar à sociedade é esse, fomentar e abrir as portas do poder público para que a população direcione seus anseios e necessidades, e assim nós, como seus representantes, executamos aquilo que for melhor para coletividade de Santa Maria.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190