Em Santa Maria

Em 7 horas de votação, quatro pessoas são detidas por crime eleitoral

Pessoas foram flagradas com panfletos ou fazendo boca de urna em locais de votação

Foto: Maurício Barbosa (Bei) 

Passadas sete horas do começo da votação em Santa Maria, quatro pessoas foram detidas por órgãos de segurança em ações proibidas no dia de eleições. A primeira pessoa foi detida na Avenida Borges de Medeiros, por volta das 10h, após jogar panfletos de um candidato. 

Pouco depois, por volta de 11h, um casal foi detido na Região Oeste. Os dois estavam fazendo boca de urna em frente da Escola Municipal Luizinho de Grandi. 

AO VIVO: domingo tem locais de votação com filas e detidos por crime eleitoral

Ainda próximo do meio-dia, a Polícia Federal foi acionada por populares para atender um caso de boca de urna próximo do colégio Augusto Ruschi, o segundo maior colégio eleitoral da cidade. Com o homem, foram apreendidos santinhos de candidato. 

Em todos os casos, as pessoas foram encaminhadas para delegacia da Polícia Federal para registro. 

Veja no vídeo abaixo o que pode ou não pode no dia da votação:


COMO DENUNCIAR
No dia da eleição, a campanha política é proibida. Se você presenciar alguém com panfletos ou boca de urna, pode denunciar pelo telefone 190 ou ao presidente de mesa do seu local de votação. Também há o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que permite denúncias para práticas irregulares.

FISCALIZAÇÃO REFORÇADA
Neste ano, a Polícia Federal conta com o apoio de dois drones para ajudar na fiscalização de crimes eleitorais. Além disso, as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), são usadas também no monitoramento de irregularidades em vias públicas da cidade. 

REFORÇO NA REGIÃO 
Policiais militares do 2º Batalhão de Choque (2º BPChoque) também ajudaram a intensificar o policiamento em cidades da região de Santa Maria neste domingo de votação. Em São Gabriel, quatro pessoas foram detidas por fazer boca de urna. Os quatro foram levados para delegacia para fazer um termo circunstanciado. 

Em Júlio de Castilhos, uma caminhonete com adesivos de campanha ficou toda manhã estacionou em um dos locais de votação. A Brigada Militar já identificou o veículo e procura pelo proprietário para fazer a remoção do veículo.

De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, até o meio da tarde deste domingo nenhum ocorrência de boca de urna havia sido registrada pelo 2º BPChq na região. 

Equipes do Batalhão (na foto abaixo) foram direcionadas para acompanhar a apuração de votos - que começa após às 17h - em São Martinho da Serra. 







fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190