eleições 2020

Diário fará o primeiro debate entre os candidatos do 2º turno em Santa Maria

Eleitores podem enviar perguntas aos prefeituráveis até a noite desta quarta-feira

18.398



Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Confirmados os nomes de Sergio Cechin (Progressistas), com 26% dos votos, e Jorge Pozzobom (PSDB), com 24%, no segundo turno da eleições em Santa Maria ainda na noite do último domingo, o Diário promove mais uma vez um debate entre os candidatos. O espaço cumpre o propósito do jornalismo responsável e informativo junto da comunidade santa-mariense e o compromisso com a democracia.

O encontro, que marcará o primeiro embate apenas entre os dois prefeituráveis, será na noite desta quinta-feira na sede da empresa, a partir das 21h. O formato reúne as tradicionais perguntas temáticas, os questionamentos entre os candidatos, interatividade dos eleitores e, como novidade, uma avaliação do desempenho do concorrente no debate.

Mais uma vez, poderão ser enviadas, até esta quarta-feira, para o e-mail [email protected] sugestões de perguntas aos prefeituráveis. A equipe de jornalismo do Diário vai selecionar os materiais.

Se nos eventos do primeiro turno, seis concorrentes se preparavam para responder ou perguntar para um dos outros cinco, desta vez, o duelo é entre os dois governistas, prefeito e vice, que, separados, passaram a ocupar locais opostos na corrida eleitoral.

- O primeiro debate do segundo turno das eleições em Santa Maria será essencial para nortear quem ainda não tem uma opinião formada a respeito dos dois candidatos. Mais objetivo em função do número de concorrentes, o encontro de amanhã promete diálogos propositivos e um enfrentamento franco e direto entre Sergio Cechin e Jorge Pozzobom. Assim como foi no primeiro turno - salienta o editor-chefe Pedro Pavan.

Como nas primeiras edições, a equipe de jornalismo da TV Diário fará blocos ao vivo com todas informações e bastidores do debate nos canais 526 e 26 da Net e também no Facebook, Instagram e Twitter. As atualizações também podem ser acompanhadas em matérias publicadas no site do Diário e ampliadas na edição impressa.

"Essa é uma democracia que não nos representa", diz candidata mais votada, que não se elegeu

ESTRUTURA DO DEBATE

1º bloco - No primeiro bloco, será feita a abertura pelo mediador e sorteada, na presença dos candidatos, a ordem de apresentação. Cada prefeiturável terá 2 minutos para se apresentar, considerando, em sua fala, por que quer ser o prefeito de Santa Maria

 2º, 3º e 4º blocos - No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos respondem a perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo do Diário, responsável pela produção do debate. Os questionamentos podem incluir sugestões enviadas previamente pelos (e)leitores e estarão, obrigatoriamente, atrelados a temas definidos previamente e constantes neste regulamento. O mediador sorteia o tema e, na sequência, a pergunta e o candidato que começa respondendo. Cada candidato terá 2 minutos para resposta. Em seguida, ocorre um debate livre de 4 minutos entre os dois candidatos acerca das manifestações sobre a pergunta e cumprindo os tempos de fala de cada um. Serão duas perguntas por bloco, e cada tema poderá ser sorteado uma única vez.

5º bloco - Os candidatos fazem perguntas livres entre si. Será sorteado o primeiro candidato que pergunta, o qual poderá questionar acerca de qualquer um dos temas elencados para o debate e descritos no artigo 8 deste regulamento. Os candidatos poderão formular perguntas livres, desde que não pejorativas e não contendo ofensas pessoais. O mediador poderá intervir caso as perguntas não respeitem os temas propostos no regulamento 

6º bloco - No sexto e último bloco, os candidatos farão uma avaliação do desempenho do concorrente no debate segundo as propostas apresentadas durante a realização do mesmo. Será sorteado o candidato que começa a se manifestar, e cada um terá 2 minutos para suas considerações, seguidos de um debate livre de 4 minutos entre os dois, realizado no mesmo modelo do segundo, terceiro e quarto blocos, já descrito anteriormente. Para finalizar, ocorre o sorteio do candidato que começa fazendo suas considerações finais, para as quais terá o tempo de 2 minutos

Acompanhe 

  • TV Diário (nos canais 26 e 526 da NET)
  • Site e redes sociais do Diário

Programe-se

  • Quando - Quinta-feira, às 21h
  • Onde - Sede do Diário, no Bairro Camobi, somente para pessoas cadastradas ou convidadas
  • Realização - Diário de Santa Maria


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190