escola de sargentos

Decisão da ESA ficará para agosto, e Santa Maria segue na disputa

Disputam o investimento da Escola de Sargentos ainda Ponta Grossa (PR) e Recife (PE)

Gabriele Bordin
Foto: Foto: Pedro Piegas
Pozzobom esteve reunido com o general Joarez, que está à frente do processo de escolha da cidade

Foto: Pedro Piegas
Pozzobom esteve reunido com o general Joarez, que está à frente do processo de escolha da cidade

A espera pela decisão do município sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro tende a demorar mais, para além de maio, como se imaginava inicialmente. O presente de aniversário de Santa Maria que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tanto queria receber neste mês será adiado. Na última visita técnica do Exército à cidade, no final de março, o general Joarez Alves Pereira Júnior, coordenador do projeto de implantação da nova ESA, já havia comunicado que o anúncio tinha a possibilidade de ser realizado em maio ou, então, em agosto.

Isso porque o alto comando do Exército observa a um calendário próprio de decisões, quando a cúpula militar se reúne, em dois momentos para isso.

Estado começará pagamento de auxílio emergencial neste mês

Acontece que, recentemente, os comandos do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) foram trocados.

Em março, novos nomes assumiram posições do alto escalão. Agora, ocupa a cadeira de comandante do Exército o general cearense Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. E o general André Luis Novaes Miranda assume o DECEx. Com isso, é preciso inteirá-los acerca do funcionamento da cúpula, incluindo o que diz respeito à escola.

NOVA EPOPEIA

Com a troca de comando do Exército, Pozzobom tem uma missão: apresentar, novamente, o município aos comandantes recém empossados. Se, no começo do ano, o prefeito foi à capital federal tratar do assunto da ESA com o então comandante Edson Pujol, agora, ele terá de reprisar o tema com os comandantes Nogueira e Miranda. À reportagem, o prefeito afirmou que deve "em breve" tratar do tema com a dupla. Mas não deu detalhes de que fará parte da caravana gaúcha a Brasília.

TROCA DE COMANDO

Por falar em trocas de cargos, o general porto -alegrense Fábio Benvenutti Castro, que já serviu às Forças Armadas em Santa Maria por três anos, vai comandar a 5ª Divisão de Exército (5ª DE), que fica em Curitiba (PR). A posse de Castro será tomada em 31 de julho, sendo incorporado à Secretaria-Geral do Exército, conforme divulgado pelo Exército. Castro ocupará o cargo do general paulistano Carlos José Russo Assumpção Penteado, que estava no posto desde 2019, e chegou a receber a honraria de Cidadania Honorária de Curitiba, em 2020.

Os nomes de confiança de Pozzobom e os herdeiros de outros governos

Em Santa Maria, Castro foi comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de 2014 a 2016. Em 2017, foi designado chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. Atualmente, Castro é general de divisão e serve como chefe do gabinete do comandante do Exército, em Brasília.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190