eleições

Candidatos à Reitoria da UFSM buscam os votos dos conselheiros

Luciano Schuch, Martha Adaime, Cristina Nogueira e Rogério Koff querem estar na lista tríplice que é enviada ao Ministério da Educação

Maurício Araujo

Tradicionalmente, os Conselhos Superiores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apenas referendam a decisão feita pela comunidade acadêmica por meio da consulta de opinião. Mas, em uma das mais atípicas eleições da instituição, os 124 conselheiros terão sobre seus ombros o peso - e o voto - de definir quais dos quatro candidatos estarão na disputada lista tríplice. Para garantir o nome no documento enviado ao Ministério da Educação, as campanhas estão sendo feitas no corpo a corpo junto aos conselheiros.

O professor Rogério Koff confirmou que está em contato direto com os integrantes dos colegiados. Por meio de ligações, ele tenta contato com os conselheiros para expor o projeto que tem para conquistar votos. Na quinta-feira, Koff encaminhou o plano de gestão e uma carta aberta com detalhes dos motivos de não ter participado da pesquisa de opinião. Dentre os argumentos, está que a etapa anterior teve sua metodologia alterada, o que impossibilitou a sua participação e a do candidato a vice-reitor, o professor Genésio da Rosa. O corpo a corpo com os conselheiros, afirma o candidato à Reitoria, tem sido bem avaliado:

- O que posso dizer agora é que estou otimista.

O mesmo entendimento de campanha está sendo feito pelos professores Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira. O trio praticamente abriu mão de se manifestar nas redes sociais ou participar de debates externos por entender que já cumpriu esta etapa durante a pesquisa de opinião. O outro motivo, que mais pesa, é a busca para assegurar os votos dos conselheiros.

Em uma das últimas publicações, os professores Schuch e Martha sugerem que a comunidade acadêmica "converse" com representantes do conselho "para que a voz reverbere na votação". Eles destacaram que cada um está fazendo sua própria campanha, de forma individual.

- Fizemos o debate junto com a comunidade. Agora, estamos dedicados a ligar e a visitar os conselheiros em busca do apoio - disse Schuch.

A professora Cristina Nogueira também tem se dedicado em buscar votos a seu nome:

- Estamos conversando, cada um fazendo o seu trabalho e pedindo votos de forma individual.

Para a professora Martha Adaime, esta etapa exige foco na conversa com os conselheiros, o que vai acontecer até terça-feira.

- É uma etapa bastante interessante, pois apresentamos nossos projetos aos conselheiros, explicamos dúvidas, ouvimos demandas e sugestões. Isso é o que o momento exige - finaliza.

JUDICALIZAÇÃO

Após uma quinta-feira de reuniões junto a sua assessoria jurídica, o professor Rogério Koff não definiu ainda se irá acionar a Justiça na tentativa de tentar novamente impugnar a candidatura dos demais três concorrentes.

- Todas as possibilidades serão exploradas - garante Koff.

PEDIDO NEGADO

Na última quarta-feira, a Comissão Eleitoral da universidade indeferiu o pedido de impugnação, alegando que o recurso encaminhado não atendeu as normas referentes à interposição de recursos contra decisão da Comissão Eleitoral sobre a homologação das candidaturas. Segundo ofício, não há justificativa para suspender o prazo de campanha; os candidatos apresentaram suas contrarrazões demonstrando não haver irregularidades nas inscrições; e que não há razões legais para impugnação das candidaturas e, portanto, não há necessidade de julgamento da solicitação.

VOTAÇÃO

A votação ocorrerá na próxima quarta-feira, em um formato virtual. Cada conselheiro poderá votar em um candidato a reitor, de forma uninominal. Após apurados os resultados, será confeccionada a lista tríplice, pela ordem dos votos obtidos.

SEDUFSM

Na próxima segunda-feira, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) realizará uma assembleia geral virtual. A pauta é a eleição para a Reitoria da instituição. No começo da semana, a diretoria e o Conselho de Representantes da Sedufsm divulgou nota em que repudia a existência de uma candidatura que tenha se inscrito para a lista tríplice sem ter participado da Pesquisa de Opinião feita com a comunidade acadêmica, o que ocorreu no mês de junho.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190