frente à pandemia

Após casos de Covid-19, Câmara deve seguir com restrições até sexta-feira

Pelo menos três casos de coronavírus foram confirmados no Legislativo nos últimos dias

18.398
Foto: Foto: Assessoria CMVSM

Foto: Assessoria CMVSM (Divulgação)

O acesso de público externo, ou seja, de quem não é servidor ou vereador, na Câmara de Vereadores de Santa Maria deve permanecer proibido até a próxima sexta-feira, mesmo com a cidade na bandeira laranja, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Adelar Vargas (MDB), nesta segunda-feira. Segundo o parlamentar, a régua de cuidados segue elevada frente à ocorrência de, ao menos, três casos de pessoas positivadas nos últimos dias. Portanto, a limitação no funcionamento é uma questão de segurança sanitária. Os funcionários estão afastados.

Por enquanto, a Câmara funciona com apenas um servidor por gabinete ou um funcionário por setor. O restante trabalha de casa. As alterações na rotina valem desde a semana passada, quando Santa Maria ficou na bandeira vermelha.

As sessões plenárias permanecem com os vereadores presentes no parlamento. Porém somente serão discutidos e deliberados projetos com pedido de urgência.

A previsão de Vargas é que a presença do público externo volte a ser permitido a partir da próxima segunda-feira. Funcionários que trabalham em casa também precisariam retornar.

O horário de funcionamento da Câmara é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura prorroga decreto com regras de visitação em lares de idosos em Santa Maria

CASOS
O presidente da Câmara confirmou que os dois casos de coronavírus diagnosticados no fim de semana são do procurador jurídico, Lucas Saccol, e de uma assessora de gabinete.

Além deles, na segunda-feira, o vereador Admar Pozzobom (PSDB) teve diagnóstico positivo divulgado. Ele tem atestado médico válido por 14 dias, desde domingo, e permanece em isolamento social em casa.

Diante da situação, Adelar Vargas encaminhou ao Executivo uma lista com cerca de 80 nomes, entre servidores e políticos, que manifestaram desejo em realizar o testes de coronavírus. Os exames serão providenciados pelo Executivo. Ainda, conforme Vargas, há outros casos de coronavírus envolvendo servidores em investigação.

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190