eleições 2020

Último debate entre os candidatos a prefeito ocorre nesta quinta

Eleitores podem enviar perguntas para candidatos. Veja como

18.302
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


É possível que você, eleitor, esteja diante da última oportunidade de saber as propostas de governo dos seis candidatos a prefeito de Santa Maria na noite deste quinta-feira, ao longo do debate entre os prefeituráveis promovido pelo Diário.


VÍDEO: candidatos à prefeitura respondem demandas empresariais em painel

A três dias do encontro com as urnas no primeiro turno da eleições municipais, cada um dos seis postulantes ao Executivo poderá reitera seus projetos ou colocar o adversário na berlinda durante o encontro marcado para as 21h, no Floratta Casa de Eventos, junto ao Clube Atiradores Esportivo.

COMO ENVIAR SUA PERGUNTA

  • E-mail: [email protected]
  • Temas: educação, saúde, infraestrutura
  • O que precisa: nome completo, idade, RG e profissão da pessoa que está enviando a questão

A equipe de jornalismo do Diário vai selecionar seis perguntas para fazer aos candidatos a prefeito. A pergunta não pode ser direcionada a algum candidato específico. Elas serão sorteadas durante o debate.

PRIMEIRO DEBATE
Se a tônica do primeiro debate, promovido pela Cacism, OAB e Sinduscon, em 19 de outubro, figurou entre apresentação de propostas e leves alfinetadas, para hoje, os candidatos, já antecedem uma postura mais posicionada.

- O Diário está promovendo esse último debate entre os candidatos entendendo que não pode se eximir desse compromisso com a democracia e com a comunidade de Santa Maria. Temos convicção do alto nível que cada candidato imprimirá ao debate, focando suas falas nas propostas para a cidade, e também do apoio de todos os participantes no cumprimento dos protocolos necessários em função da pandemia - afirma a diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger.

A trajetória pessoal e a vida pública: conheça os seis candidatos a prefeito de Santa Maria


O formato estruturado pelo Diário reúne as tradicionais perguntas temáticas, os questionamentos entre os candidatos e ainda traz inovação: a interatividade dos eleitores. As perguntas foram enviadas previamente e selecionadas pela equipe de jornalismo do Diário.

- Não poderíamos ficar de fora em um momento tão importante e decisivo para o futuro de Santa Maria. O último debate entre os seis candidatos a prefeito antes da eleição vai oportunizar aos leitores e espectadores conhecerem de perto, e com mais tempo, as propostas de cada um. E a equipe do Diário acompanhará todos os detalhes pela TV, no site, em redes sociais e dará a repercussão nas páginas impressas da edição de fim de semana - adianta o editor-chefe, Pedro Pavan.

A semana decisiva: as estratégias dos candidatos para conquistar os eleitores

A oportunidade também reforça a responsabilidade que é exercer o principal cargo de gestão do município.

- Esperamos que os candidatos possam oferecer alternativas para a cidade, sem demagogias nem falsas promessas. Nesse aspecto, quanto maior a visibilidade do debate, mais a população poderá cobrar efetividade do gestor - salienta o diretor jurídico do Diário, Ricardo Jobim.

ACOMPANHE 
Além da TV Diário (nos canais 26 e 526 da NET), o evento será transmitido pela TV Câmara, TV Santa Maria, Rádio Imembuí e, ainda, da revista Interativa. O debate tem mediação do editor de Política do Diário, Marcelo Martins, e conta com o apoio da Cancian Imóveis, Della Pasqua Engenharia, Energy Educacional, GR Edificações Inteligentes, Oral Sin e Sindicato dos Professores de Santa Maria (Sinprosm). Ainda tem a parceria da OAB, Sinduscon, Cacism, CDL e Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares (SHRBS).

PROGRAME-SE

  • Quando - Hoje, às 21h
  • Onde - Floratta Casa de Eventos, junto ao Clube Atiradores Esportivo, somente para pessoas cadastradas ou convidadas
  • Realização - Diário de Santa Maria

ESTRUTURA DO DEBATE

  • 1° Bloco - Considerações iniciais (total 20 minutos): abertura, sorteio da ordem de fala de cada candidato e considerações iniciais de cada candidato
  • 2° Bloco - Perguntas e respostas entre os candidatos (total 20 minutos) - Sorteio do candidato que pergunta e sorteio do tema definido previamente. Quem responde será escolhido livremente pelo candidato que pergunta. Cada candidato responderá apenas uma pergunta
  • 3° Bloco - Perguntas e respostas entre os candidatos (total 20 minutos) - Sorteio de quem pergunta e sorteio do tema definido previamente pela produção. Quem responde será escolhido livremente pelo candidato que pergunta. Cada candidato responderá apenas uma pergunta
  • 4° Bloco - Perguntas e respostas entre os candidatos (total 20 minutos) - Sorteio do candidato que fará uma pergunta livre respeitando os temas previstos. Quem responde será escolhido livremente pelo candidato que pergunta. Cada candidato responderá apenas uma pergunta
  • 5° Bloco - Perguntas e respostas entre os candidatos (total 20 minutos) - Sorteio do candidato que fará uma pergunta livre respeitando os temas previstos no regulamento. Quem responde será escolhido livremente pelo candidato que pergunta. Cada candidato responderá apenas uma pergunta
  • 6° Bloco - Perguntas enviadas pelos eleitores(total 15 minutos) - Sorteio da pergunta do eleitor e sorteio do candidato que responde. Cada candidato responderá apenas uma pergunta (2min) e terá mais 1min para as considerações finais será escolhido livremente pelo candidato que pergunta. Cada candidato responderá apenas uma pergunta

A AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS

Jader Maretoli (Republicanos)
"O debate será o último momento dos santa-marienses avaliarem e compararem as propostas, as realidades e as ideias dos candidatos. Nós entendemos que é o momento importante, pois nos dá um espaço maior para compartilhar das ideias projetos e experiências de gestão. Vamos tentar o máximo apresentar os planos para que Santa Maria avalie com clareza e escolha o melhor prefeito dentre os seis que vai cuidar o futuro da cidade. "

Sergio Cechin (Progressistas)
"Para o processo democrático, todo debate entre os candidatos tem a sua relevância, especialmente, para a população que acompanha. Nesta quinta-feira, no debate promovido pelo Diário, vamos apresentar as nossas propostas, bem como os projetos que vão devolver Santa Maria ao protagonismo que a cidade quer e merece ter. Temos trabalhado todos os dias para levar aos cidadãos as nossas ideias e os nossos objetivos, e o debate será um momento bastante importante para que os eleitores confirmem que eu e Dr. Francisco estamos preparados para assumir a prefeitura a partir de 2021. "

Luciano Guerra (PT)
'Os debates sempre são fundamentais para a democracia e para o processo eleitoral, pois permitem a confrontação direta de projetos e ideias. O debate do Diário é decisivo para os candidatos e também para o eleitor definir ou consolidar o seu voto. Nós vamos aprofundar propostas e ressaltar as prioridades de ação para concretamente vencer a crise da Covid-19 e os inúmeros problemas que se arrastam na vida real da cidade, na vida longe da propaganda. Nós convidamos toda a comunidade a assistir ao debate e depois a votar 13 no domingo. Santa Maria merece mudança e renovação na prefeitura." 

Evandro Behr (Cidadania)
"É sempre uma grande honra falar para o eleitor santa-mariense. E o debate é um dos eventos que nos proporciona este contato. É a grande oportunidade que temos de mostrar as nossas diferenças. Diferenças estas que começam na escolha do partido (um partido menor, que nos dá autonomia), na ausência de grandes coligações (que nos dá liberdade de construir um governo técnico) e no respeito à inteligência do eleitor (propostas!). Enfim, é a nossa oportunidade de combater a política profissional e de mostrar que fazemos da política não uma carreira, mas um meio de transformar Santa Maria para melhor. "

Marcelo Bisogno (PDT)
"O debate de quinta-feira é fundamental para que a cidade e a nossa população possa conhecer bem as propostas e os caminhos que nós vamos seguir e também demonstrarmos com clareza que somos, eu e o Fabiano, os mais preparados, com experiência de uma geração nova que tem todas as condições de colocarmos Santa Maria em um novo caminho. O debate para nós é fundamental para o povo nos ajude a conquistarmos essa eleição que será um divisor de águas na história de Santa Maria. "

Jorge Pozzobom (PSDB)
"O debate desta quinta-feira é de extrema importância porque ocorrerá faltando poucos dias para as eleições e será uma oportunidade para que os eleitores possam avaliar não só os projetos de governo, mas o quanto cada candidato está preparado para assumir a administração municipal. O debate é um mecanismo de cidadania que ajudará os santa-marienses a fazerem a melhor escolha para a cidade. Diante dessa troca de ideias e exposição das propostas, os eleitores terão um panorama geral de todas as candidaturas, e isso será determinante neste processo eleitoral e em relação ao futuro de Santa Maria"


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190