contatos Assine
violência no Centro

VÍDEOS: grupos se enfrentam a pedradas, socos, pontapés e golpes de madeira em briga generalizada na Saturnino de Brito

15 Dezembro 2018 15:20:00

Imagens impressionam pelo grau de violência durante o ataque

da redação

Um dos pontos da vida noturna mais centrais de Santa Maria foi palco de uma briga generalizada que impressiona pela violência. Dois vídeos que circulam em grupos do WathsApp foram enviados ao Diário neste sábado e mostram uma confusão que dura mais de 4 minutos em que grupos aparecem se agredindo entre si, trocando socos, pontapés, pedradas e golpes com pedaços de madeira e pedaços de concreto dos bancos da praça.

Em um dos vídeos, dois homens aparecem saindo de uma porta de uma casa noturna e atirando para cima. Em seguida, os grupos dispersam e a briga acaba:

Conforme relatos de testemunhas, a briga teria ocorrido por volta das 6h e se espalhou pelas ruas Dr. Bozano e Duque de Caxias, no entorno da praça. Trabalhadores e vendedores ambulantes tentam se proteger das pedradas que voam de um lado ao outro da rua.

_ O que aconteceu aqui não é surpresa nem um fato raro. É a rotina depois das 2h das quintas, sextas e sábados, todos os finais de semana. É garrafa voando, crianças de 7, 8 anos armadas juntas com adultos, consumo de drogas, venda de drogas, gangues esperando as pessoas saírem bêbadas dos bares para assaltar. A vizinhança e os trabalhadores são ameaçados, acuados. Não se sabe quando você vai ser vítima de uma bala perdida ou uma garrafada. E adianta fechar os bares? Não. Adianta ter fiscalização regular, efetiva, sempre - afirmou uma pessoa que viu a briga e convive no local.

Conforme a Brigada Militar (BM), um chamado foi recebido às 6h30mim e quando a viatura chegou ao local a briga já tinha se dispersado. Algumas pessoas foram levadas para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Maria. Horas antes, às 22h, uma guarnição da BM esteve no local fazendo procedimento de abordagem de pessoas e de veículos. Esse fato é relatado em um áudio que chegou ao Diário. Nele, o morador que fez a gravação agradece a presença da BM e desabafa:

"Parabéns a BM que hoje está fazendo uma batida aqui na Saturnino e vai nos ajudar a dormir um pouco. Isso aqui virou uma cracolândia. É zoeira, ponto de bebida e tráfico. Mas a Brigada quando faz uma batida nos dá uma mão. Faz muitos anos que isso aqui virou um inferno, uma terra de ninguém."

Ao final da briga, bancos da praça foram quebrados e havia sacolas plásticas no chão, como pode-se ver na imagem abaixo:


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190