na capital

Incêndio consome prédio da Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre

Dois bombeiros estão desaparecidos. Serviços da área de segurança e do Detran, como CFCs, estão mantidos. Apenas monitoramento de tornozeleiras eletrônicas foi afetado e deve ser restabelecido

18.398
Foto: Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)


Fotos: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)/

Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira e destruiu a maior parte da estrutura. De acordo com o governo do Estado, as informações iniciais eram de que não haviam feridos, uma vez que o edifício havia sido completamente evacuado antes da dispersão do fogo.

Em menos de duas horas, dois acidentes deixam uma pessoa morta e outra ferida em Restinga Sêca

No entanto, por volta da 1h da quinta-feira, tendo passado a etapa de rescaldo, verificou-se o desaparecimento de dois bombeiros. Assim que houver condições de entrar no prédio, serão iniciadas buscas para confirmação de vítimas. A estrutura do nono andar desabou.

Homem cai de escada e fratura a perna

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, lamentou pelos bombeiros desaparecidos e pelo incêndio. Os serviços essenciais que eram prestados no prédio, a exemplo do atendimento do 190, foram restabelecidos logo depois em outro local. Só o sistema de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas saiu do ar, mas deve ser retomada à tarde.

Receita Federal apura possível sonegação de Imposto de Renda de produtores rurais

- Estamos trabalhando para restabelecer o atendimento telefônico a partir do Departamento de Informática do 9° Batalhão de Polícia Militar da capital. Todas as nossas polícias seguirão nas ruas 24 horas, mantendo toda a atividade operacional regular em todo o Estado - afirmou.

O setor administrativo do Detran também funcionava no prédio. Apesar disso, os serviços dos Centros de Formação de Condutores em Santa Maria e região funcionam normalmente nesta quinta, segundo um CFC da cidade. É que o sistema informatizado que gerencia os serviços de CNH funciona na Procergs, que está sediada em outro prédio.

Conforme o governo do Estado, o fato é considerado uma "inestimável perda da memória do órgão central e dos departamentos de instituições vinculadas que funcionavam no prédio da secretaria", no entanto, apenas áreas administrativas foram afetadas. Ainda de acordo com o vice-governador, nenhuma atividade-fim da Segurança Pública estadual deixará de prestar os serviços essenciais à sociedade gaúcha.

O governador Eduardo Leite, que estava em São Paulo onde teria agenda nesta quinta, retornará ao Estado nesta manhã.

TELEFONES 190
Após o incêndio, o Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, responsável pela gestão de atendimento aos telefones de emergência das vinculadas (BM, PC, IGP, CBMRS e DetranRS) e despachos de viaturas, foi mobilizado em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

O Departamento de Informática da BM viabilizou posições de atendimento centralizadas para todos os telefones de emergência de todos os órgãos vinculados.

Ligações podem ser feitas para o 190, para acionar a Brigada Militar; 193, para os Bombeiros; e 197, para a Polícia Civil.

* Com informações do governo do Estado


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190