contatos Assine
obituário

Morreu nordestino Leonel Marinheiro da Silva

30 Dezembro 2017 15:02:00

Ele veio do Nordeste para tentar a sorte e ganhou uma família. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região

Fotos: Arquivo Pessoal/


Há 15 anos, o vendedor Leonel Marinheiro da Silva, 49 anos, chegava do nordeste do país para procurar emprego no Rio Grande do Sul. Comunicativo e com muita força de vontade, logo começou a vender acessórios como ambulante no centro de Santa Maria, até ter a própria banca no Shopping Independência.
Mas, não foi só clientes que ele cativou. Nas idas e vindas, entre as avenidas Rio Branco e Acampamento, Silva conheceu a também vendedora Neiva Itaqui, 68 anos. Ela conta que, logo que se conheceram, eles passaram a compartilhar as expectativas e os anseios comuns aos vendedores ambulantes. Porém, com o tempo, eles desenvolveram uma relação de mãe e filho.
- Um belo dia, Leonel me perguntou se poderia me chamar de mãe. Ele veio fazer a vida aqui. Não tinha ninguém. Então, eu e meu esposo o adotamos como filho. E, assim, nós nos tornamos uma família - diz.
Atualmente, Neiva está aposentada. A idosa precisou parar de trabalhar para cuidar da saúde. Ela lembra que o filho demonstrava constante preocupação com ela e não ficava um dia sem visitar os pais do coração. Ao entardecer, a palavra "mãe", entoada com força no portão de casa, sinalizava os instantes que viriam em seguida: um cafezinho passado a gosto dele, boas risadas, conselhos e o velho e bom jogo de cartas.
Neiva conta que Silva, desde que chegou ao Sul, perdeu contato com a família biológica, o que lhe angustiava o coração. Constantemente, ele falava em participar de um programa de televisão com o objetivo de pedir auxílio para rever os pais e os irmãos.
- Ele queria atenção. Sonhava em ter uma família. Imediatamente, correspondi. Que sentido tem a vida se não dermos amor a quem pede? Meu marido também o amava como um filho. Temos duas filhas em Porto Alegre e tínhamos o Leonel pertinho. Nunca iremos esquecê-lo - afirma Neiva.

No Shopping Independência, Silva fez uma grande família que cuidou dele até a despedida, quando faleceu. Entre eles, estão os comerciantes Bruno Fernandes, 29 anos, e Karine da Silva Melo, 31. Da amizade nas bancas, Silva ganhou do casal uma afilhada, Bruna, 9 meses.
- A Bruna era tudo para Leonel. Ele queria tanto reencontrar a família dele! Chegamos a procurar juntos, mas não achamos ninguém. Fica a saudade de um amigo querido - lamenta Karine.
Para Fernandes, fica a lembrança das boas risadas, dos jogos de pife, das conversas a respeito de carros e das noites de Natal compartilhadas com o colega.
No dia 9 de novembro, Silva sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e seu quadro clínico se agravou muito. Depois de três paradas cardíacas, ele morreu no dia 10 de novembro, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), e foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.


Morreu motorista de caminhão Jairo Glademir Sarturi da Silva

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho
21/12
Jefferson Batista Druzian Togni, aos 52 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Flori da Silva Chaves, aos 39 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

22/12
Luiz Augusto da Silva Rodrigues, aos 7 meses, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Zaira Moreira de Fatima de Mello, aos 56 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Eluz Souto Rodrigues, aos 56 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Formigueiro

23/12
Maria Raphaela Chagas, aos 87 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Rosilei da Rosa e Souza, aos 50 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal de Pau a Pique, em Santa Maria

24/12
Valderi Pretto, aos 69 anos, foi sepultado no Cemitério de Santa Flora, distrito de Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3221-1616


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249