obituário

Morreu a médica dermatologista Shirley Mirna Wayhs Matte

Casada com o médico angiologista Mário Matte, ela trabalhou, até recentemente, no consultório particular que dividia com o marido

Foto: Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

A médica Shirley Mirna Wayhs Matte, 73 anos, nasceu em Ijuí, onde passou a infância com os pais, Hulda e Ivo Wayhs, e o irmão, Milton.

Namorados desde a adolescência, Shirley era casada com o médico angiologista Mário Matte, 81 anos, também ijuiense, há mais de meio século. Ela teve três filhos, Eduardo, 49, Fabio, 46, e Rafael Wayhs Matte, 41, e quatro netos, Sofia Gentile Matte, 16, Marttin Scangarelli Matte, 15, Laura Gentile Matte, 14, e Henrique Weber Matte, 7, além das noras, Luciana Gentile Matte, 48 anos, e Patricia Weber, 46, com quem tinha um ótimo convívio. 

Na adolescência, a ijuiense foi interna do Colégio Americano, onde começou a preparação para o vestibular de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Em 1973, após a formatura, seguiu para a Especialização em Dermatologia, no Hospital das Clínicas da Fundação Médica da Universidade de São Paulo. 

Ao retornar para Santa Maria, a médica dermatologista obteve, ao longo dos anos, reconhecimento e carinho dos infindáveis pacientes. Era uma médica competente, profissional exemplar e de moralidade e ética ímpares, assim define a nora Patricia. 

Na UFSM, a médica atuou como docente, sendo referência e inspiração na formação dos alunos. Foi preceptora no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário de Santa Maria até a aposentadoria, em 1996.

Também, trabalhou, até recentemente, no consultório particular que dividiu com o marido por mais de 40 anos. 

- Shirley foi uma professora exemplar no ponto de vista do conhecimento técnico, da didática e da ética. Assim, influenciou várias gerações de médicos e ajudou a iniciar a carreira de diversos dermatologistas - comenta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção do Rio Grande do Sul, Taciana Dal´Forno Dini. 

Em 2018, a médica recebeu o título de Membro Benemérito do Corpo Clínico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, reconhecimento por anos de dedicação e competência. 

Há cerca de quatro anos, a aposentada mudou-se para Itaara a fim de desfrutar do tempo livre.

Leitora voraz de obras que versavam diversos temas, assim como a dedicação ao lindo jardim, essas eram as atividades preferidas dela, ainda segundo Patricia. 

Para a nora, ficam os ensinamentos de uma sapiência única e de uma generosidade infinita: 

- Sempre serei grata pela oportunidade de ter convivido por tantos anos com alguém tão especial. 

Fazer o bem e doar-se à caridade a motivavam a participar de várias ações beneficentes. A família era o bem maior da ijuiense. Dedicar-se ao marido, filhos e netos completava sua jornada diária, conforme Fábio. 

- Fica a saudade de uma mãe exemplar, cheia de carisma, dedicação e amor incondicional à família - diz Fábio. 

Shirley Mirna Wayhs Matte morreu em 12 de fevereiro de 2020, em Santa Maria. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita de Cássia.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190