contatos Assine
obituário

Morreu a engenheira e professora Lucy Cecilia Martins Sarkis

23 Fevereiro 2019 12:00:00

A santa-mariense destacou-se em diferentes trabalhos de engenharia em Santa Maria e outros locais do Brasil

Foto: Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

A santa-mariense Lucy Cecilia Martins Sarkis, 76 anos, será sempre lembrada com carinho por familiares, colegas, alunos e por muitos amigos que conquistou ao longo da trajetória. 

Engenheira civil e professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Lucy era casada, há 48 anos, com o engenheiro civil e ex-reitor da UFSM Paulo Jorge Sarkis, 75 anos.

Lucy e Sarkis tiveram dois filhos, Jorge, 46 anos, e Julio, 43. A família ficou completa com a chegada dos netos, Jorge Adriano, 24, e Paulo, 21.

Para Sarkis, fica a saudade da esposa e companheira em todos os desafios que abraçou, principalmente quando foi reitor da UFSM, de 1997 a 2005.

- Amorosa com todos, Lucy foi mãe e avó caridosa e exemplo de dedicação a amigos e parentes - diz o marido.

Jorge conta que a mãe esteve ao lado dele sempre que precisou, principalmente, diante de adversidades:

- Ela me dava orientações seguras e tranquilizadoras. A mãe me ensinou a resolver os conflitos de forma altruísta. Com ela, aprendi a analisar as situações, e me colocar no lugar do outro, algo que ela fazia com maestria em todas as relações e atividades sociais e familiares.

Com o marido, Lucy fundou a Sarkis Engenharia Estrutural, empresa que, ao longo do tempo, contou com a participação dos filhos.

O trabalho da engenheira civil cruzou as fronteiras de Santa Maria. Ao longo de quatro décadas de atividade profissional, Lucy participou de projetos para mais de mil obras, distribuídas em 20 estados brasileiros e Distrito Federal.

Já no Coração do Rio Grande, ela atuou em vários projetos estruturais de residências, edifícios e obras especiais, como o Pórtico de Entrada da Base Aérea de Santa Maria (atual Ala 4), o Viaduto da Gare, a sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), além do projeto Dores Praia Park, na sede campestre do Clube Recreativo Dores.

Em projetos de extensão na UFSM, ela coordenou importantes estruturas da cidade, entre elas, a Basílica da Medianeira, o altar Monumento, o Memorial Marechal Mallet, o Memorial Mariano da Rocha e a Casa de Acolhimento à Criança com Câncer (CACC). Além disso, Lucy formou inúmeros profissionais.

- Ela conquistava o afeto dos alunos com facilidade. Era orientadora, amiga e conselheira deles. Tanto é que foi professora homenageada e paraninfa de diversas turmas. Vários ex-alunos se solidarizaram com o falecimento de Lucy - diz Sarkis.

Jorge recorda de momentos inesquecíveis que passou ao lado da mãe:

- Desde criança, ir à praia com ela era certeza de diversão. Quando adulto, ela era a melhor companhia para uma taça de vinho e boas conversas.

Julio acrescenta a relação de cumplicidade que tinha com a mãe:

- Minha mãe foi referência de simplicidade, amor e compaixão. Para mim, essas são as principais heranças que ela deixou.

Lucy Cecilia Martins Sarkis fazia tratamento contra um câncer e estava internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, onde faleceu no dia 8 de fevereiro. Ela foi sepultada no dia seguinte no Cemitério Ecumênico Municipal.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA

Funerária Cauzzo 

6/2
Gilson Antônio Severo Beltrame, 72 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
Marcelo Mones do Prado, 45 anos foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal 

7/2
Luiz Felipe Lenz, 85 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal 

8/2 
Maria Aparecida Dalla Lana, 72 anos, foi cremada no Crematório Metropolitano de Porto Alegre 

9/2 
Fermino Luiz Righi, 80 anos, foi sepultado no Cemitério de Santa Flora


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190