obituário

Falecimentos em Santa Maria e região

Henrique Sobroza Pedroso morreu em 6 de junho e Elcio da Silva Moretti, em 4 de junho de 2021

Os obituários são publicados semanalmente aos fins de semana na edição impressa e online do Diário. As informações podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7121.


HENRIQUE SOBROZA PEDROSO

19/04/1986 - 06/06/2021

Filho de Inocencio Rodrigues Pedroso e Teresinha Elda Sobroza Pedroso, Henrique Sobroza Pedroso nasceu e cresceu em Santa Maria. Como caçula de 9 irmãos, era amado e cuidado por todos. O estudante Fernando Sobroza Pedroso, 37 anos, comenta que a boa oratória e o voluntariado eram ações que Henrique praticava desde muito cedo.

Ligado a ONGs como Parceiros Voluntários e outras iniciativas focadas em auxiliar animais, Henrique fazia questão de tentar construir um mundo melhor para esses seres. Não era à toa que ele era apaixonado pelas 'filhas adotivas' Serafina e Paçoca.

Durante a graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria, Henrique participou do grupo de redes e computação aplicada (GRECA UFSM) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No período em que atuou como subsíndico do Condomínio Moradas, ele concluiu o curso de bombeiro civil. Mas, sua paixão por ajudar, só não era maior do que a satisfação de dar aulas.

Henrique foi professor de informática no Alternativa, Iron Tecnologia e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) de São Vicente do Sul, onde conheceu sua esposa.

Juntos desde dezembro de 2018, a analista de sistemas, Fhabiana Thieli dos Santos Machado, 29 anos, argumenta que o marido, chamado carinhosamente de Zebra, atraia a atenção de todos com o bom humor.

- Ele era uma pessoa iluminada, por onde passava deixava seu sorriso, carisma e bom humor. Era um guerreiro e encarou de frente os desafios. Mesmo diante do diagnóstico, sempre procuramos viver a vida e não a doença.

Henrique Sobroza Pedroso morreu em 6 de junho de 2021, aos 35 anos, em decorrência de um câncer de cólon. O administrador de redes foi cremado no dia seguinte, no Crematório Angelus, em Pelotas - RS.


ELCIO DA SILVA MORETTI

18/02/1972 - 04/06/2021

Filho de Iloir ngelo Moretti e Terezinha da Silva Moretti, Elcio da Silva Moretti nasceu em São Martinho da Serra - RS. Quando tinha seis anos, a família mudou-se para Santa Maria. Ao lado dos irmãos Joceli, Márcio, Luciane e Josiane, Elcio teve uma infância tranquila. Lidando com o transtorno do déficit de atenção e aprendizado, ele acabou estudando até a quarta série do fundamental.

Aos 18 anos, Elcio resolveu sair de casa para morar sozinho. Inteligente, aprendeu a se virar e estar atento às oportunidades. Amava trabalhar com vendas. E em seu último negócio, vendia picolés no bairro Prado. Quando não estava trabalhando, Elcio gostava de ouvir música, assistir a corridas de cavalo pela televisão e acompanhar os jogos do time favorito: o Grêmio, do qual era torcedor fanatico.

Determinado, batalhador e seguro sobre a vida, Elcio não costumava reclamar. Com um sorriso no rosto, focava em ser prestativo e ajudar aos vizinhos, consertando portões e até mesmo, capinando pátios.

Para a enfermeira Luciane Medianeira da Silva Moretti Mello, 38, ficam as lembranças de um homem que aproveitava cada minuto, porque amava a vida.

- Ele estava sempre pronto para ajudar alguém. Ficam as lembranças de uma pessoa brincalhona e alegre - enfatiza a irmã.

Elcio da Silva Moretti morreu em 4 de junho de 2021, aos 49 anos, devido a complicações causadas pela doença celíaca. O autônomo foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190