meio ambiente

Voluntários recebem materiais recicláveis e doações neste sábado na Avenida Medianeira

Das 9h ao meio-dia, santa-marienses poderão levar tampas de garrafas, caixas de leite, doações de rações entre outros itens

Algumas arrecadações da última ação do projeto, em agosto. Foto: Lions Clube Santa Maria Dores (Divulgação)

Neste sábado, ocorre mais uma ação do projeto praticando os 5R's - Exercício de Cidadania. A ação busca incentivar o descarte correto de materiais recicláveis. No dia, a comunidade santa-mariense pode realizar a entrega de vários itens, como tampinhas, lacres, garrafas pets, cobertores, caixas de leite, roupas, óleo de cozinha, armações de óculos e rações. A coleta será na Avenida Medianeira, em frente ao Parque da Medianeira, das 9h ao meio-dia. A arrecadação dos materiais começou há cerca de um ano e sempre acontece no último sábado do mês.

1,5 mil santa-marienses já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19

A ação é realizada pelo Lions Clube Santa Maria Dores com apoio da Associação Gaia, do Leo Clube Santa Maria Dores, do Engenheiros sem Fronteiras, da ONG Acolher com o Coração e da Ulbra. A presidente do Lions Clube Santa Maria Dores, Leila Gomes de Moura, conta que em breve a iniciativa vai contar com outras organizações da cidade, como o Lixo Zero Santa Maria e o comitê de sustentabilidade do projeto Mulheres pelo Brasil.

Para onde é destinado o material coletado?

Os itens coletados são destinados para diferentes locais da cidade. As tampinhas plásticas e lacres de latinhas de alumínio são entregues para a Associação Santa-mariense Paradesportiva (Assampar). Por meio da venda desses materiais, os atletas da Assampar conseguem comprar equipamentos para a prática de esporte, como cadeiras de corrida e bicicletas adaptadas.

O elevado custo de uma decisão política na escolha da sede da ESA

As garrafas pets têm dois destinos. Uma parte é utilizada para melhorar a contenção de três hortas do Lions Clube Santa Maria Dores. Outra remessa é enviada para um senhor que reforma cadeiras de praia com material pet.

O óleo de cozinha arrecadado é entregue para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde vira sabão em oficina com os detentos. Leila reforça que a demanda por esse item é grande.

As caixas de leite são utilizadas para a confecção de tapetes, distribuídos para escolas, e mantas, entregues para moradores de rua e a população privada de liberdade. Já roupas e cobertores são destinados para a Associação de Acolhimento Gaia, que realiza trabalho com moradores de rua e dependentes químicos.

A partir de outubro, mesmo aulas remotas deverão ser ministradas em sala na UFSM

Também ocorre a arrecadação de armações de óculos. O material será utilizado para a confecção de lentes de grau destinadas a crianças de escolas municipais que têm dificuldade de visão. O Lions Clube Santa Maria Dores já possui uma colaboração com o SEG e busca parcerias com oftalmologistas para realizar a ação nas escolas.

Além da arrecadação no último sábado do mês, o Lions Clube Santa Maria Dores possui três pontos de coleta. No SEG e no Senac podem ser entregues caixas de leite. Já no Shopping Praça Nova, o projeto arrecada armações de óculos e caixas de leite.

Participe!

O que

Entrega de materiais recicláveis:

  • Tampinhas de plástico
  • Lacres de latinhas de alumínio
  • Garrafas pet
  • Cobertores
  • Caixas de leite
  • Roupas
  • Óleo de cozinha
  • Armações de óculos
  • Rações

Quando

  • Sábado

Onde

  • Avenida Medianeira, em frente ao Parque da Medianeira


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190