orientação de especialistas

Viajar ou não no Dia dos Pais? Veja o que dizem especialistas em saúde

Médicos afirmam que ainda não é o momento de sair da cidade, principalmente de ônibus

Natália Müller Poll

Foto: Renan Mattos (Diário)

O Dia dos Pais está próximo e, durante a pandemia, surgem questões sobre estar ou não em família. Mais ainda para aqueles que têm seus pais distantes e precisam viajar para encontrá-los. 

Rio Grande do Sul confirma 3 mil novos casos de Covid-19

Tradicionalmente, o segundo domingo de agosto, é um dia marcado por reuniões entre pais e filhos, coisa que nem todos poderão fazer nesse ano. É o que vai acontecer com a psicóloga Gabriela Quartiero, que não vê o pai desde março e pretende seguir assim até que o ambiente esteja propício e seguro em relação à Covid-19. Ela está trabalhando e estudando de forma remota desde o início da pandemia.

- Não podemos ser egoístas ao ver nossas relações afetivas e emocionais. Por querer sanar uma saudade, eu posso estar expondo a vida de outras pessoas. Querendo ou não, temos que ir ao mercado ou à farmácia, e isso pode oferecer riscos às pessoas que eu amo - explica.

Data para o fim do semestre da UFSM está próxima de ser definida

A advogada Renata Quartiero é irmã de Gabriela e, assim como ela, preza pela saúde dos pais, que moram em Selbach e fazem parte do grupo de risco. Segundo Renata, para poder passar a data junto do pai, fará o teste de Covid.

- Para garantir que estou saudável e não vou oferecer nenhum risco ao meu pai, resolvi fazer o teste. Outro cuidado que estou tomando é ir de carro, pois de ônibus acho ainda muito arriscado - explica.

Quem concorda com isso é o médico epidemiologista da Vigilância em Saúde e coordenador do Centro de Referência Municipal da Covid-19, Marcos Lobato. Ele aconselha para que as pessoas pensem no coletivo.

- Sobre o deslocamento, devemos pensar que se a pessoa vai sair de Santa Maria para uma cidade pequena onde tenham poucos casos, ela pode estar prejudicando quem entrar em contato com ela. Por outro lado, se a pessoa vai para Porto Alegre, por exemplo, ela pode voltar de lá com a doença e contaminar mais gente aqui. O momento pede bom senso - pondera o médico.

VÍDEO: mudanças bruscas de temperatura exigem mais cuidados com a saúde

A médica infectologista Jane Costa reitera:

- Não é o momento de sair da cidade, principalmente de ônibus.

ESTRADA
Segundo o diretor da Estação Rodoviária de Santa Maria, Jorge Aita, o Dia dos Pais não é tão movimentado quanto o Dia das Mães e, até a tarde de quarta, a procura por passagens para o final de semana não tinha aumentado.

- Para quem pretende viajar de ônibus nesse final de semana, o alerta é que o passageiro se antecipe. O número de ônibus só aumentará de acordo com a demanda, então melhor garantir com antecedência - explica Aita.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190