alerta

Vento chega a 59 km/h e chance de temporal continua no final de semana

Defesa Civil e Inmet consideram possibilidade de rajadas de vento, granizo e descargas elétricas

18.355

Foto: Pedro Piegas (Diário) 
Na Rua João Bortoluzzi, em Camobi, um poste caiu com a ventania

ATUALIZADA às 16h18min do dia 26 de março

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de temporal para partes do Oeste e Sul do Estado para esta sexta-feira. Municípios da região, como São Gabriel, São Sepé e Rosário do Sul estão incluídos na área sob alerta. Conforme o órgão, há possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e risco de queda de granizo para as regiões em vermelho no mapa (veja abaixo).

Na madrugada desta sexta-feira, a região já registrou vento forte acompanhado de pancadas de chuva. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima, por volta de 1h as rajadas de vento chegaram a 59 km/h. O vento forte foi por causa de áreas de instabilidade formadas na dianteira de uma frente fria que esta avançando pelo Estado, explica Verardo. Em Camobi, na Rua João Bortoluzzi, os bombeiros isolaram uma área onde um poste caiu com a força do vento. A RGE informou que trabalha com casos pontuais e não havia registro de locais sem energia elétrica. Na tarde de sexta, equipes já tinham consertado o poste. defesa civil da cidade também não foi acionada na sexta.

Na sexta e sábado, as chances de pancadas e vento forte continuam na região. Na madrugada de sábado existe condição para o mesmo tipo de temporal registrado na madrugada de sexta. Na próxima semana, as temperaturas devem baixar, dando cara de outono para os dias. 


Imagem: Defesa Civil RS (Divulgação)

Conforme a Somar Meteorologia, há previsão de 40 milímetros de chuva para Santa Maria, com alerta de tempestade. As pancadas devem se intensificar durante a tarde. A chuva continua no sábado, com previsão de mais 46 milímetros de acumulado, e termina apenas no domingo, quando ainda será registrada precipitação de 2 milímetros. O tempo firme volta a vigorar apenas na próxima segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para chances de rajadas de vento, descargas elétricas e risco de queda de granizo para as regiões em vermelho (mapa abaixo). De acordo com o Instituto, o alerta de perigo também vigora para Santa Maria, Santiago e cidades próximas. Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros em apenas uma hora, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


Imagem: Inmet (reprodução)

Veja abaixo algumas dicas do Inmet para lidar com situações climáticas adversas

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190