júri da kiss

VÍDEO: tenda da Kiss ganha banner em branco para receber mensagens da comunidade

O outro banner, com as 242 fotos de vítimas, foi levado para Porto Alegre pelos familiares que irão acompanhar o júri

18.357
Foto: Foto: Eduardo Ramos (Especial)


Foto: Eduardo Ramos (Especial)

"Onde estão as fotos?" Essa é a pergunta que todo mundo fazia quando passava em frente à tenda da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na Praça Saldanha Marinho, bem no centro da cidade. Na manhã desta terça-feira, o banner com as fotos das 242 vítimas do incêndio na boate Kiss foi retirado e deu lugar a um outro banner todo branco.


O impacto inicial da curiosidade se transformou em empatia. A ideia é que a comunidade escreva mensagens de apoio aos familiares e às vítimas neste espaço. Aos poucos, o vazio que o espaço em branco simboliza foi se preenchendo com pedidos de justiça e desejo de que tragédias como essa não se repitam.

Linha do tempo relembra fatos que marcaram o processo da tragédia da Kiss

A primeira a deixar um recado foi a funcionária pública Nilza Matiuzzi. Dentro de um coração, ela deixou os dizeres "Justiça 242 vidas".

- É uma responsabilidade grande ser a primeira a escrever. Mas eu quis deixar a mensagem, porque me solidarizo com a dor. Passando aqui na frente eu pensei: preciso deixar uma mensagem. O incêndio foi muito marcante para Santa Maria - conta Nilza, que não perdeu nenhum familiar, mas conhecia vários jovens que morreram na tragédia. 

O vigilante Ronaldo Pimental também passou pelo local na manhã desta terça e deixou uma mensagem: "meus amigos eternos, a todos meu coração". Dois amigos dele morreram no incêndio.

- Lembrei dos meus amigos que morreram na boate. Toda segunda-feira, a gente se reunia para tomar refrigerante aqui nesta mesma praça. Toda vez que eu passo aqui, paro cinco minutos para orar por eles. Queria deixar uma mensagem de luz para eles, que infelizmente partiram, e também para todos os familiares e sobreviventes que podem se sentir apoiados - definiu. 

O banner com as imagens das 242 fotos de vítimas foi levado para Porto Alegre pelos familiares que irão acompanhar o júri. 


Foto: Eduardo Ramos (Especial)

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO

Além do banner com espaço para mensagens, a tenda terá um telão que vai transmitir o júri ao vivo. Estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estarão no local para prestar acolhimento. Toda a sociedade está convidada a ir até lá. 

- A relação dos estudantes com a boate Kiss é muito intenso. A maior parte das vítimas era estudante. Por isso que nós estamos procurando nos envolver, ajudar da forma como for possível. Sabemos que uma cidade sem memória e que não consegue discutir o que aconteceu, é uma cidade sem história - destaca o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, Luiz Bonetti. 

Paralelamente a isso, o Clube Comercial também terá duas salas de apoio para familiares e sobreviventes. Em uma delas, haverá outro telão com a transmissão do julgamento e, na outra, um espaço com atividades como acupuntura e rodas de conversa.

- A ideia é dar um espaço para quem não conseguiu ir até Porto Alegre, para que essas pessoas consigam assistir o júri em companhia de outras pessoas que compartilham do mesmo sentimento. Esse espaço no Comercial é restrito só para familiares e vítimas. Mas, na tenda, toda a sociedade está convidada a ir - explica a psicóloga Lígia Trevisan. 

ACOLHIMENTO

Na cidade em que a tragédia ocorreu, o serviço do Santa Maria Acolhe, localizado na Rua Treze de Maio, número 35, no Bairro Centro, terá turno estendido de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, para prestar atendimento psicossocial para familiares e sobreviventes que precisarem desse tipo de auxílio. A população também pode buscar o Santa Maria Acolhe no horário normal de funcionamento do serviço, das 8h às 17h, que segue, paralelamente, com os demais atendimentos relacionados a outras demandas.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190