Sexta-feira Santa

VÍDEO: Semana Santa tem 97 toneladas de pescado comercializadas

Feira do Peixe Vivo registrou 93 toneladas, além do que foi comercializado no Caminhão do Peixe

Maurício Araujo

Fotos: Renan Mattos (Diário)

Quem deixou para o último dia para garantir o principal alimento da Sexta-feira Santa encontrou longas filas na Feira do Peixe Vivo. Antes mesmo das 8h desta sexta-feira, o movimento começou a se formar nas feiras dos bairros Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. Devido à grande procura, os produtores foram cedinho para os açudes de pescado para garantir que ninguém ficasse sem o tradicional almoço. 


Conforme a Superintendente de Assistência Técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, foram comercializados 93,4 toneladas na Feira do Peixe Vivo até as 12h desta sexta. Ainda, foram 3.520 quilos de peixe vendidos no Caminhão do Peixe. No total, são quase 97 toneladas de peixe vendidos ao longo desta semana.

De acordo com o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini, a comercialização ficou acima do esperado, e superou as expectativas. A prefeitura esperava vender cerca de 70 toneladas, mas o número final foi bastante superior:

_ Para situação que estamos, da questão pandêmica, as vendas foram acima das expectativas. Então, tudo que os piscicultores colocaram a venda foi comercializado, então a avaliação é bem positiva.

Cumprindo a tradição, santa-marienses levantaram de madrugada para a colheita da macela

O presidente da associação comunitária do Bairro Tancredo Neves, Ubirajara dos Santos, ajudava a organizar a fila, enquanto o agricultor Rodrigo Maduel atendia um de cada vez os clientes. Para ambos, as vendas deste ano superaram o ano passado e ficaram, também, acima das expectativas:

_ Ficamos muito felizes com a comercialização, porque realmente foi além do que esperamos_ diz Maduel.

Diagnóstico precoce é a chave para o acompanhamento de crianças autistas

Alguns dos motivos para o aumento da procura, conforme as próprias pessoas da fila, é que a pandemia evitou que muitas pessoas viajassem durante o feriado, permanecendo em casa e, consequentemente, consumindo pescado.


O aposentando Carlos Humberto Sartoni, 54 anos, ficou cerca de uma hora na fila. Foram cerca de 6 kg de peixe comprado para ser consumido entre a família:

Março acumula 153 óbitos por Covid-19 e ultrapassa total de 2020

_ Vou assar para meus familiares, porque é bom e também é tradição. Então vim cedo para comprar o pescado.

FEIRA DO PEIXE VIVO

Neste ano, para não gerar aglomerações, a Feira do Peixe Vivo foi realizada de forma descentralizada, com estandes em 11 pontos de Santa Maria. Foram comercializados pelo menos oito espécies de pescado.

TOTAL

  • Feira do Peixe Vivo - 93.400 quilos
  • Caminhão do Peixe - 3.520 quilos
  • Total - 96.920 quilos




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190