amigo secreto do diário

VÍDEO: sem luz, casal sonha em ter um Natal iluminado

Até o dia 5 de dezembro você pode adotar uma cartinha

18.302
Foto: Foto: Rodrigo Nenê (Diário)

Foto: Rodrigo Nenê (Diário)

O desejo de Tamiris e Rafael Witzel em ter um Natal iluminado não é mera metáfora: a família está sem energia elétrica. Há dois anos, o parto do filho mais novo do casal já foi às escuras, em uma noite gelada de julho. Quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou, o menino já havia nascido. Além dele, os dois mais velhos, Ágatha, 4 anos e João, 8, não podem assistir à televisão, tampouco tomar banho quente. A mãe que está grávida e deve ganhar o quarto filho em menos de um mês, cuida da casa e das crianças. O pai, desde que perdeu a visão, não pode trabalhar fora e se vira no dia a dia da maneira que pode. Há sete anos, ele parou de enxergar em decorrência de retinite por citomegalovírus. 


O problema do corte de energia elétrica aconteceu quando um antigo inquilino, que vivia na casa dos fundos da residência de Rafael e Tamiris, fez uma ligação irregular - um "gato de luz" -, não pagou as contas e foi embora. A família até tentou fazer o parcelamento com a concessionária de energia, mas não foi possível. Além de quitar a dívida, eles precisam instalar um novo poste padrão, conforme solicitado pela empresa.

Santa Maria terá fim de semana com voos de balão

Nesses dois anos, a casa já foi arrombada três vezes, e até botijão de gás foi furtado.

Rafael ficou sabendo sobre o Amigo Secreto do Diário pela rádio. Foi ele quem teve a iniciativa de procurar um papel e uma caneta e escrever em uma madrugada de insônia. A esposa passou a limpo e materializou a esperança de toda a família em uma carta.

- Antes, tínhamos luz de emergência e carregávamos no vizinho, mas estragou. Para nós, a luz vai mudar as nossas vidas. Vai ser um novo recomeço, principalmente para os estudos dos nossos filhos e para o lazer deles, que não têm nem uma TV para assistir - comenta Rafael.

VÍDEO: em carta de Natal, Jocemar pede uma internação para se reaproximar do filho

O PEDIDO
"Ouvindo a Rádio Imembuí, meu esposo, que é deficiente visual, resolveu escrever esta carta. Ele escreveu com a letra dele, mas eu dei uma olhada e resolvi escrever de uma forma mais legível para poder expressar melhor o que ele quis dizer. Meu nome é Tamiris, e ele se chama Rafael. Estamos casados há 9 anos e temos três filhos: João Rafael, 8 anos, Ághata Victória, 4 anos, e Eduardo Muriel, 1 anos e 3 meses. Tem mais um a caminho, que veio sem nós planejarmos, mas estamos felizes (...) Moramos na Tancredo Neves, em uma casa cedida pela mãe do Rafael. Há 7 anos, ele perdeu a visão em decorrência de uma bactéria no sangue (...) Há 2 anos, resolvemos alugar uma casa pequena que tem no fundo da nossa para poder aumentar a nossa renda. No começo, nosso inquilino estava pagando as contas (...), mas nos deparamos com um gato de luz, e ele foi embora sem dar satisfação, nos deixando sem energia elétrica. Tentamos um acordo com a RGE, mas disseram que não tinha como parcelar a dívida. Fomos no Fórum, e eles pediram uma liminar para fazer ligação de emergência. Mas, chegando aqui, os funcionários da RGE disseram que não poderiam ligar na instalação antiga, e que nós teríamos que colocar um poste padrão. Sem dinheiro para pagar a conta, acabamos por ficar sem luz até hoje (...) Nossa casa foi arrombada três vezes e tivemos várias perdas: botijão de gás, alimentos, roupas e calçados das crianças e três aberturas externas danificadas (...) Nosso sonho de Natal é conseguir esse poste de luz e três aberturas para a gente poder passar um fim de ano mais tranquilo e feliz".

OUTRAS CARTINHAS

"Gostaria de ganhar uma rede para descansar e um apito"

Artur Dutra, aluno da Escola Municipal João da Maia Braga

"Eu quero pedir para os guris do meu bairro uma bola para jogarmos no campo. OBS.: gosto muito de chocolate e peço uma caixa de bombom e um Bis"  

Paulo Paim, aluno do pão dos Pobres Santo Antônio

"Moro no KM 2, Bairro Divina Providência. Eu queria pedir uma reforma na minha casa, pois ela está com goteiras e o piso quebrado. Quando chove, entra água no banheiro"  

Emanuel da Silva Nunes, 10 anos, aluno da Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antônio

"Moro na Casa de Passagem por não ter onde morar. Tenho três filhos e meu sonho é realizar o sonho deles, que é dar a eles um presente de Natal. Tenho duas meninas, de 4 e 12 anos, e um menino de 2 anos. Queria poder dar roupas ou material escolar"  

Édson, da Casa de Passagem de Santa Maria

"Eu queria ganhar 10 potes de Nuttela, bem grande, se for possível. Muito obrigada!"  

Evellyn, 4º ano azul da Escola Caic Luizinho de Grandi

"Eu quero um relógio simples para ver as horas. Feliz Natal para as pessoas boas que estudam. Muito obrigado"  

Riquelme, da Escola Municipal Renato Zimmermann

A CAMPANHA 
O Amigo Secreto do Diário consiste no depósito de cartinhas com pedido de Natal. A carta será adotada por outra pessoa, que também escreverá uma mensagem ao amigo que adotou. 

O prazo para escrever as cartinhas já encerrou, mas até o dia 5 de dezembro você pode adotar um desses pedidos. Além de entregar o presente, o adotante também deverá escrever uma carta para iluminar ainda mais o Natal do adotado.      

O projeto Amigo Secreto de Natal conta com uma rede de solidariedade. A iniciativa está se tornando realidade com a ajuda da prefeitura de Santa Maria, Eny Calçados, Livraria da Mente, Rede Vivo, Santa Maria Shopping e Unimed. Além disso, tem o apoio das seguintes instituições: Lions Clube Santa Maria Dores, Rotary Club Vento Norte e Casa Solidária.   

OS PONTOS DE COLETA   

  • Diário e Santa Maria Shopping      
  • Loja no Diário, no Santa Maria Shopping - Térreo - Rua Alberto Pasqualini
  • Casa do Papai Noel, no Santa Maria Shopping - 2º andar
  • Rede Vivo
  • ERS 509, 6.800 - Camobi
  • Av. Borges de Medeiros, 1151 - N. Sra. do Rosário
  • Rua 7 de Setembro, 956 - Centro
  • Av. Hélvio Basso, 2.200 - Urlândia
  • BR-287, 65 - Bairro Pinheiro Machado
  • Av. Nossa Senhora das Dores, 2.327 - Dores
  • Eny Calçados
  • Eny Infanto - Rua Dr. Bozano, 1.129
  • Eny Praça Nova - BR-287, 2.885, sala 1042/43
  • Eny Stadium - Av. N.Sra. das Dores, 305 no Royal Plaza Shopping
  • Livraria da Mente
  • Rua Dr. Bozano, 1281
  • Prefeitura de Santa Maria
  • Centro Administrativo Municipal - Acesso pela Rua Venâncio Aires, 2.277


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190