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VÍDEO: RSC-287 recebe tapa-buracos, mas alguns trechos ainda geram reclamações

A concessionária Rota de Santa Maria assumiu a RSC-287 e as praças de pedágio da EGR no dia 30 de agosto

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Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Uma operação tapa-buracos, iniciada há cerca de duas semanas, recupera alguns trechos da RSC-287 na Região Central. É a primeira intervenção feita pela empresa Rota de Santa Maria, que assumiu a rodovia em 30 de agosto. A medida ameniza os problemas, mas alguns trechos seguem em situação precária.


A reportagem do Diário percorreu a rodovia entre Santa Maria e Agudo na segunda-feira, dia 20 de setembro. Foi possível observar que alguns buracos receberam preenchimento de uma camada asfáltica. Mas, ainda há outros buracos abertos no trecho de cerca de 45 quilômetros. O pior ponto fica próximo ao Distrito de Palma, em Santa Maria. No local, além da má conservação do asfalto, há o desnível do acostamento, que preocupa os motoristas.

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Quem transita pela rodovia diariamente percebe os problemas. Everton da Silva é gerente de um posto de combustíveis que fica às margens da RSC-287. Ele conta que muitos clientes reclamam da má conservação da via. 

- Esses reparos paliativos, os tapa-buracos, sabemos que funcionam apenas alguns dias. Com as chuvas que tivemos, os buracos se abriram novamente. Além disso, ficam os pedriscos na via, que saltam no para-brisa dos carros. Muitos motoristas chegam no posto e pedem para nós limparmos. Esse nosso trecho entre Santa Maria e Novos Cabrais está bastante deteriorado - afirma. 

De acordo com o diretor geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, já foram realizados serviços de tapa-buracos em todos os trechos da RSC-287. O serviço é feito com massa fria, mas a empresa pretende começar a fazer uma intervenção mais robusta nos próximos dias. Sobre o trecho no Distrito de Palma, o diretor afirma que há uma equipe atuando no local nesta semana semana. Mas, o desnível do acostamento só será feito mais adiante na etapa de recuperação do pavimento. 

- Nesta semana, estamos com a equipe de Santa Maria empenhada nesta atividade de tapa-buracos, entre os quilômetros 181 e 210 atacando os pontos críticos. Em média, levamos de 24 a 36 horas para arrumar os buracos depois que eles surgem. Como estamos com dias chuvosos, tem levado um prazo um pouco maior. São três equipes, com sete pessoas em cada, atuando nos trechos - destaca Bortoletti. 


Foto: Pedro Piegas (Diário)

OBRAS
Nesta fase dos serviços, a Rota de Santa Maria realiza obras de tapa-buracos, roçadas e outros serviços. A previsão é que, a partir de dezembro, sejam feitas recuperações dos acostamentos e retirados trechos de asfalto com problemas, para colocação de nova camada. Esses serviços serão realizados primeiro no trecho de Santa Maria a Paraíso do Sul, que não estavam na concessão da EGR e ficaram em pior estado de conservação. Só daqui a 12 meses é que a concessionária poderá iniciar a cobrança de pedágio nas três novas praças, que serão construídas entre Santa Maria e a Quarta Colônia, entre Paraíso e Novo Cabrais e em Taquari.

A concessionária tem o compromisso contratual de fazer duplicações de trechos urbanos das cidades no 3º e 4º anos de concessão, e a duplicação total de Tabaí a Novo Cabrais até o 9º ano (em 2030). A empresa tentará antecipar essa obra e concluí-la totalmente até 2026, mas para isso, depende da antecipação do financiamento junto ao BNDES.

Já a duplicação total do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais terá de ocorrer entre o 19º e o 21º ano de concessão (até 2042) - ou terá de sair do papel antes, se o volume diário ultrapassar os 18 mil eixos equivalentes por dia.


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