frio

VÍDEO: região tem chuva congelada e cidade registra neve na tarde desta quarta

Maior possibilidade de ocorrência de neve e chuva congelada é entre 17h e 23h desta quarta

18.398


Foto: Renan Mattos (Diário)
Amanhecer em Itaara não teve formação de geada

A onda de frio chegou à região. Na manhã desta quarta-feira, foram registradas temperaturas negativas. De tarde, a chuva congelada chamou a atenção de quem fez os registros em municípios da região. 


Três entre os quatro nomes que disputam a Reitoria serão votados na manhã desta quarta

A mínima da região foi registrada em Vila Nova do Sul e São Martinho da Serra. Nessas cidades, os termômetros marcaram -2.4°C antes do amanhecer, conforme a BaroClima Meteorologia. Em Santa Maria, a mínima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 4,1°C.

Mínimas desta quarta-feira na região

  • Vila Nova do Sul e São Martinho da Serra: -2,4°C
  • Júlio de Castilhos: -1,4°C
  • Cruz Alta -1,2°C
  • Santiago: 0,2°C
  • Tupanciretã: 0,7°C
  • São Sepé: 1,0°C
  • São Vicente do Sul: 1,7°C
  • São Gabriel: 2,2°C
  • Santa Maria: 4,1°C


Foto: Renan Mattos (Diário)
Agasalhos tiveram que sair do armário nesta quarta

NEVE E CHUVA CONGELADA NA REGIÃO
A possibilidade de neve e chuva congelada pela manhã não se confirmou na região. O céu limpo, sem sinais de nebulosidade, não permitiu a formação do fenômeno. Porém, de tarde, os pedacinhos de gelo foram registrados em diferentes cidades. O fenômeno pode se repetir até a noite de hoje, por volta de 23h, segundo o meteorologista Gustavo Verardo. 

Conforme moradores de Itaara, a cidade registrou por poucos minutos, chuva e alguns flocos de neve. Júlio de Castilhos, além da chuva com neve, ocorreu o graupel, também conhecido como granulado de neve ou granizo suave. Ele é uma forma de precipitação que se forma quando gotículas de água super-resfriadas se acumulam e congelam na superfície dos flocos de neve, resultando na criação de bolas de 0.08 a 0.2 centímetro.

Foto: Marciane Breuning (arquivo pessoal)
Em Júlio de Castilhos houve registro de neve e chuva congelada 

Em Júlio de Castilhos, o registro de chuva com neve aconteceu por volta de 16h. A Rua Coberta, que fica bem no centro da cidade, ficou tomada de gente fazendo o registro do momento histórico. 

As amigas Roberta Lages, Anabel Dornelles Neves e Victoria Bottega, que trabalham em uma loja na região central de Júlio de Castilhos, fizeram vídeos e fotos do fenômeno.

- Estava muito frio na hora. E foi muito rápido também. Corremos para fora da loja e conseguimos ver. Acho que nunca tinha acontecido por aqui - conta Roberta.

Em Caçapava do Sul, por volta das 15h, houve queda de chuva congelada (quando antes de atingir o solo a precipitação congela). Foram em três momentos até 17h32min.  De acordo com os boletins meteorológicos a cidade pode registrar a ocorrência de neve entre esta quarta e quinta-feira, fato que ocorreu em grande escala, e pela última vez, em 2013

Outras cidades da região como Ivorá, Quevedos, Restinga Sêca e também tiveram incidência de graupel e chuva congelada. Santa Maria teve um episódio registrado na RSC-287, Faixa Nova de Camobi, durante a tarde desta quarta-feira. O Bairro Medianeira também teve registro.

O QUE PROVOCOU O FENÔMENO? 

O 28 de julho é um dia memorável no Estado para o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, por ter uma condição atípica e ter uma das mais intensas massas de ar frio de origem polar dos últimos anos. Ele explica que um ciclone na costa gaúcha impulsiona a umidade para o continente. A soma de fatores umidade e massa de ar polar é que pode resultar nesses registros. 

Foto: Lucas Bettio (arquivo pessoal) 
Em Camobi, na Faixa Nova 

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A prefeitura disponibiliza quatro números de telefone para que a população informe casos de pessoas em situação de vulnerabilidade por conta do frio, como pessoas em situação de rua, por exemplo. Essas pessoas serão convidadas a passar a noite na Casa de Passagem do município. Veja abaixo os contatos:

  • 153
  • 3347-4849
  • 9 9694-9134
  • 9 9952-5044


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190