temporal

VÍDEO: rajadas de vento ultrapassam os 90km/h na Região Central

Até o final da noite, ainda há risco de novos vendavais

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)

Matéria atualizada em 2 de dezembro de 2020 às 19h50min

Depois de um calorão nesta quarta-feira, a chuva, acompanhada de vento, chegou à Região Central. O alerta para chuvas intensas, possibilidade de granizo e rajadas de vento seguem em todo o Estado pelas próximas 24 horas, de acordo com a Defesa Civil. 


Em Jaguari, segundo a BaroClima Meteorologia, as rajadas superaram 95km/h por volta das 16h30min. Em Santa Maria e Tupanciretã, o vento chegou aos 77km/h entre as 17h e 17h30min. 

- A gente estava com um sistema de baixa pressão, a atmosfera estava muito quente e úmida, o que ocasionou esses vendavais - explica o meteorologista Gustavo Verardo. 

De acordo com o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Caetano Santos, as tempestades mais intensas costumam ocorrer após elevadas temperaturas e umidade e por isso, nas próximas horas, as chuvas devem continuar, "mas com menor potencial tempestivo".

Foto: Maurício Barbosa (Bei) 

Na esquina das avenidas Maurício Sirotsky e Walter Jobim, o poste da sinaleira estava amassado por conta de um acidente e, com o vento, ele acabou cedendo. No início da noite, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana foi até o local e isolou parte da via. A Avenida Walter Jobim ficará bloqueada, no sentido Bairro-Centro, até esta quinta. Os motoristas precisam ingressar na Maurício Sirotsky e fazer o contorno até chegar na Presidente Vargas.

OCORRÊNCIAS
O Corpo de Bombeiros de Santa Maria foi chamado, principalmente, para atender ocorrências de árvores caídas devido ao vento. Foram pelo menos cinco cortes na BR-287. Na BR-158, árvores caíram e prejudicaram a fiação. Os bombeiros aguardam a RGE para fazer a remoção dos galhos. 

Foi feito um salvamento de uma pessoa na Rua dos Grumatãs, no Bairro Nova Santa Marta. Conforme os bombeiros, uma idosa e duas crianças estavam em uma casa que alagou e precisaram de ajuda para sair da residência. Apesar da chuva e das rajadas de vento, a Defesa Civil ainda não foi chamada para atender nenhuma ocorrência. Na Avenida Liberdade também houve ponto de alagamento assim que começou a chuvarada.

Foto: Pedro Piegas (Diário) 
No cruzamento da Avenida Liberdade com a 2 de Novembro houve alagamento

Na BR-287 em Santa Maria, uma árvore caiu sobre a pista entre a Ulbra e a KMW. O trânsito chegou a ficar em meia pista no local por algumas horas. Ainda à tardinha, a árvore foi removida. O mesmo aconteceu na BR-158, também em Santa Maria. 

No Criadouro São Braz houve queda de árvores. Algumas, caíram sobre abrigos ou recintos de animais, como é o caso dos bugios. As árvores foram retiradas pela própria equipe e nenhum animal ficou ferido. Porém, o vento forte e a ventania deixaram os animais assustados e estressados. Assim como outras regiões da cidade, o local ficou sem energia elétrica e, consequentemente, sem água.

Foto: Criadouro São Braz (divulgação)
Árvores caíram sobre abrigos no São Braz, que ficou sem energia elétrica 

Em São Vicente do Sul, a cidade registrou quedas de diversas árvores, destelhamentos em casas, destelhamentos no Centro Administrativo e na Secretaria de Saúde. 

Foto: prefeitura de Santiago
Árvore caiu na 377 próximo à Vila Florida, mas foi removida na tarde de quarta-feira 

Em Santiago, pouco depois das 16h, a cidade registrou cerca de 20 minutos de tempestade. Depois, a chuva continuou, mas um pouco mais fraca. Segundo os bombeiros do município, houve quedas de árvores, mas a maioria de pequeno porte. Há casas sem luz na cidade e no interior.

Uma árvore caiu sobre a ERS-377, próximo da Vila Florida, interior da cidade, e o trânsito ficou em meia-pista. Nesta tarde os bombeiros atuavam na remoção dela. Além disso, a cidade teve alguns pontos de alagamento e uma casa destelhada com a força do vento.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190