sistema 3 as

VÍDEO: protesto pede liberação da música ao vivo em bares e restaurantes

Plano de ação da AM Centro proíbe atividade na região

Leonardo Catto
Foto: Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

Arlindo Cruz compôs "O Show Tem Que Continuar" em 1988. Na época, o prefeito de Santa Maria era José Farret, a moeda corrente era o Cruzado, e proibir música ao vivo para evitar a propagação de um vírus era fora de qualquer realidade. 33 anos depois, a atividade é vetada pelo plano de ação da Associação de Municípios da Região Central (AM Centro), e músicos, em protesto, entoam, no centro de Santa Maria, entre demandas como "música é essencial" e "estamos sem trabalhar", que o "show tem que continuar".


Santa Maria confirma mais quatro mortes por Covid-19

Cerca de 50 músicos se reuniram, junto de um carro de som na Praça Saldanha Marinho no final da manhã desta sexta-feira. Eles portavam instrumentos e cartazes pela liberação da música ao vivo em bares e restaurantes. O protesto bloqueou o acesso à Rua do Acampamento pela Avenida Rio Branco. Só era liberada a passagem de ônibus, que iam pelo corredor ou pela Rua Venâncio Aires. Em seguida, eles iriam até a sede da prefeitura.

- Todos os setores estão trabalhando. Infelizmente, a música é a única que não está livre para fazer um trabalho digno. Uma resposta seria importante - afirma Guilherme Trindade, do grupo Sambamove e representante do setor em reuniões com municípios.

HISTÓRICO
A música chegou a ser liberada com a implementação do Sistema 3 As pelo governo estadual, em maio. Foram 15 dias de liberação até que o Gabinete de Crise do Estado emitiu um Alerta para a região de Santa Maria, o que significava tendência de agravamento da pandemia.

O plano de ação limitou horários e voltou a proibir a atividade, em 28 de maio, como valia nas bandeiras vermelha e preta do antigo Distanciamento Controlado. A primeira reação da classe veio nas redes sociais. No começo do mês de junho, os músicos foram às ruas pela mesma demanda.

Santa Maria recebe primeiras doses da Janssen nesta sexta-feira

Nesta semana, o Alerta foi mantido pelo governo estadual para a região. Novas restrições foram tomadas, sem flexibilização do que já estava em vigor. Há uma semana, os dados disponíveis pelo Estado ainda mostravam que, em um mês do 3 As, a região ainda não reduziu indicadores da Covid. A avaliação de gestores de hospitais é que demanda se mantém estável, mas em nível alto.

Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

MUNICÍPIO
A prefeitura, em nota, reitera que as medidas, como a proibição da música ao vivo, são definidas e aprovadas pela AM Centro. Entretanto, o Executivo municipal afirma que entende e respeita a manifestação de músicos da cidade e que manteve o diálogo com os setores produtivos e da cadeia artística e cultural de Santa Maria. A nota também menciona editais artísticos, como o Viva Santa Maria e a Lei Aldir Blanc. O pedido é por "compreensão" em relação ao cumprimento do plano para que "os números da Covid-19 em Santa Maria e região possam sofrer retração".

O PROTOCOLO
O presidente da AM Centro, o prefeito de Formigueiro, Jocelvio Cardoso (MDB), não atendeu a reportagem por telefone nesta sexta-feira. No começo do mês, ele afirmou estar aberto ao diálogo com a categoria. Entretanto, ele argumentou que "primeiro, a saúde, e depois, o lazer. Assim como das outras vezes, as coisas são suspensas em função da necessidade e serão retomadas gradativamente com a melhora do quadro".

A nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Santa Maria esclarece que as medidas do Plano de Ação Regional para a região de Santa Maria foram definidas e aprovadas pela Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) para tentar conter a disseminação do coronavírus neste momento delicado da pandemia e após alertas emitidos pelo governo do Estado pelo Sistema 3AS (Aviso, Alerta e Ação) de Monitoramento. O Executivo Municipal entende e respeita a manifestação de músicos da cidade, reitera que sempre manteve o diálogo com os mais diversos setores produtivos e da cadeia artística e cultural de Santa Maria, inclusive com iniciativas e editais voltados para a classe artística, como o Viva Santa Maria e a Lei Aldir Blanc. E, neste momento, a Prefeitura pede a compreensão de todos em relação ao cumprimento do Plano de Ação Regional para que os números da Covid-19 em Santa Maria e região possam sofrer retração.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190