reivindicação

VÍDEO: protesto contra medidas restritivas no setor noturno bloqueia ruas do Centro

Mobilizações de diferente setores acontece um dia após a proibição de atividades não essenciais entre 20h e 5h por por parte do governo estadual

18.404
Foto: Foto: Anselmo Cunha (Diário)

Foto: Anselmo Cunha (Diário)

Uma carreata formada por empresários proprietários de bares, restaurantes e do comércio noturno na cidade trancava o fluxo de veículos na Rua Venâncio Aires, em frente à prefeitura, do final da manhã. Conforme os manifestantes, eles não têm previsão para sair de lá. A categoria demanda uma reunião com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para buscar alternativas às novas medidas restritivas publicadas pelo governo do Estado, que estabelecem o fechamento das atividades consideradas não essenciais das 20h às 5h em todo o Rio Grande do Sul. 

Postos serão obrigados a informar composição do preço de combustível

A empresária Sabrina Trindade, uma das porta-vozes do movimento e sócia-proprietária de uma rede de distribuidoras de bebidas, afirma que a prefeitura sinalizou que o prefeito iria se encontrar com a categoria às 17h, mas somente se eles liberassem a via. No entanto, eles se negam a deixar o local. 

- São vários segmentos que estão reivindicando sua liberdade em trabalhar. Todos nós estamos sofrendo os reflexos, diariamente, de tudo isso e, agora, estão tentando limitar ainda mais o nosso trabalho. Estão tentando transferir a culpa da proliferação do vírus para quem realmente quer trabalhar e estão deixando impunes quem causa aglomerações e festas clandestinas. O que queremos é fiscalização - afirma a empresária. 

'Quem não segue as normas está tirando a liberdade dos outros', diz epidemiologista da prefeitura

Antes da carreata se dirigir à prefeitura, os manifestantes foram até a sede da Câmara de Vereadores, na Rua Vale Machado, para cobrar uma resposta dos vereadores. 

PREFEITURA
Por meio de uma nota oficial, a prefeitura de Santa Maria se manifesta sobre o assunto. Confira a íntegra do texto: 
"A Prefeitura de Santa Maria esclarece que, em relação ao protesto que ocorre em frente ao Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, desde o final da manhã desta terça-feira (23), liderado por representantes de diversos setores econômicos do Município, sempre teve como diretriz o diálogo na condução da pandemia de coronavírus. Tão logo os manifestantes solicitaram uma reunião com o Executivo, foi informada a disponibilidade na agenda do prefeito Jorge Pozzobom de receber o grupo e ouvir as suas reivindicações em uma reunião às 17h desta terça-feira. Mesmo diante dessa sinalização, os manifestantes decidiram permanecer em frente ao Centro Administrativo, obstruindo a via com os veículos usados no protesto, bem como a saída de viaturas do prédio da Prefeitura, e gerando aglomeração de pessoas no local, muitas delas sem usar máscara de proteção ao coronavírus, atitudes que são reprovadas pela Administração Municipal. A Prefeitura reitera que vem dialogando com todos os setores da sociedade neste momento delicado vivenciado por todos, sempre procurando alternativas para equilibrar a equação que envolve a preservação da vida e a manutenção dos setores econômicos do Município. Vale ressaltar que há medidas restritivas que passam por decretos estaduais, não tendo o Município poder legal para alterá-los. Mesmo assim, o diálogo e o bom senso continuarão norteando as atitudes e as medidas adotadas por esta Administração Municipal."


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190