distanciamento controlado

VÍDEO: primeiro dia na bandeira vermelha começa com comércio parcialmente fechado

Manhã de terça foi de atuação da fiscalização para orientar empresas sobre novo decreto que regulamenta funcionamento de estabelecimentos comerciais

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A terça-feira foi de comércio não essencial fechado para atendimento presencial na cidade. Algumas lojas permaneceram com funcionários em expediente interno, sem atendimento ao público e outras, que optaram por atender via pegue e leve ou delivery foram orientadas pela fiscalização municipal, a fechar as portas. Comércio e serviços essenciais funcionaram normalmente, seguindo todas as medidas de prevenção necessárias.


Esse foi o primeiro dia da cidade na classificação como bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, que indica risco alto de transmissão do coronavírus.

Santa Maria está entre cidades que vão receber testes da vacina de Oxford

Conforme o superintendente de fiscalização da secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Marcio Abbade, os agentes municipais atuaram apenas na intenção de orientar as empresas do comércio.

- Empresas de comércio não essencial que estavam abertas, relataram à equipe de fiscalização que ainda tinham dúvidas em relação ao decreto, mas o documento é bem claro sobre quem poderia ou não abrir as portas neste primeiro dia - disse Abbade.

Veja como ficam os horários do comércio nesta semana

Ele relatou, ainda, que até o início da tarde de terça, os fiscais não precisaram emitir nenhuma notificação, já que as orientações preliminares de fechamento foram respeitadas.

Algumas lojas de móveis e eletro, que não são consideradas comércio essencial, só puderam abrir em função de operarem como correspondentes financeiros.

- O cliente pôde entrar e pagar contas ou fazer alguma transação financeira, mas não pôde fazer compras - explicou o superintendente.

Depois de 18 semanas, Santa Maria entra na bandeira vermelha a partir de terça

O comércio considerado não essencial vai poder funcionar com atendimento presencial de quarta até sábado, das 10h às 17h.

Segundo o decreto, alguns desses estabelecimentos poderão funcionar seguindo o horário do Alvará de Localização - abrindo antes das 10h - mas apenas com serviços de tele-entrega e pegue e leve. Nesses casos, além de vedada a abertura da loja para o ingresso de clientes, deve ser assegurada a redução de equipe no estabelecimento.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190