meio ambiente

VÍDEO: primeira 'Semana Lixo Zero' começa nesta sexta em Santa Maria

Atividades incluem debates online, dicas de sustentabilidade e ações que incentivem a diminuição de lixo na cidade

18.297
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A partir desta sexta-feira, Santa Maria terá uma semana dedicada ao cuidado com o meio ambiente. É que começa a primeira Semana Lixo Zero, um evento nacional que foi trazido para o coração do Rio Grande pelo coletivo Lixo Zero, com atividades que incluem palestras, bate-papos, oficinas, dicas - tudo online - e ações que incentivem a diminuição de lixo na cidade e um consumo consciente. 

Seminário virtual sobre prevenção de incêndios tem inscrições abertas

- O instituto Lixo Zero é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo disseminar no Brasil o conceito Lixo Zero. Ele foi formado em 2010 com esse objetivo de articular as cidades para que a gente possa ter essas discussões e provocações relacionadas. Cada cidade tem seu embaixador e eu sou representante em Santa Maria, que hoje na cidade já somam 10 voluntários - explica a voluntária Isadora Stangherlin, 27 anos.

A programação, que foi construída coletivamente, começa a partir das 9h30min, com a abertura estadual. Até o dia 1 de novembro, serão realizadas atividades para todas as idades, inclusive para as crianças. Na sexta-feira a tarde, por exemplo, a EMEI Borges de Medeiros vai apresentar um espetáculo, por meio de live no Facebook da instituição, com coelhinhos que contam o trajeto do lixo e a coleta seletiva.

- São 14 cidades do Estado que vão participar da Semana Lixo Zero. As atividades vão ser divididas entre lives e ações de empresas. Uma das atividades vai ser o Dia D Sem Sacolas Plásticas, realizada pelo Supermercado Royal em parceria com a EMEF Vicente Farencena. No dia 28 de outubro, o mercado vai incentivar que os clientes não usem sacolas plásticas e ecobags estarão à venda - conta a voluntária Antonella Pichini, 25 anos. 

Edital da UFSM abre 15 vagas de professor substituto do Magistério Superior

A prefeitura de Santa Maria também integra a programação, e vai realizar, entre os dias 26 a 29 de outubro, uma nova edição do programa Descarte Legal. Desta vez, caminhões vão percorrer o Bairro Chácara das Flores para fazer o recolhimento de móveis, metais, vidros e eletrônicos. Para participar, o morador do bairro precisa deixar o material em frente a sua casa. 

A programação completa pode ser conferida neste link ou no Instagram do projeto. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190