transporte público

VÍDEO: paradas de ônibus têm aglomerações no fim de tarde em Santa Maria

Após o horário de fechamento do comércio, movimento aumenta no Centro

18.404
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário) 

"Eu pegava o ônibus em frente ao Carrefour, mas tive que começar a embarcar na Rio Branco porque quando ele chegava lá já não tinha mais espaço e passava direto. Então, faço toda uma volta desnecessária dentro do ônibus. Aqui, tento ficar o mais distante possível das pessoas, porque é muita gente". O relato da auxiliar administrativa Patrícia de Oliveira, 33 anos, enquanto esperava o ônibus para voltar pra casa durante o final de tarde, é o retrato do que muitos santa-marienses precisam enfrentar todos os dias em meio à pandemia.


Com o horário do funcionamento do comércio restrito, encerrando as atividades às 17h, o movimento de trabalhadores, principalmente no Centro, aumenta de forma exponencial durante o final da tarde. Muitos deles, com o mesmo objetivo: usar o transporte para voltar para casa. Isso vem causando, há semanas, aglomerações nas principais paradas da cidade.

Incertezas cercam reforma tributária proposta pelo governo do Estado

Antes da pandemia, os coletivos de Santa Maria transportava em torno de 100 mil pessoas todos os dias. Hoje, cerca de 35 mil usuários estão ativos - uma redução de 65%.

- Temos uma frota na rua com capacidade para transportar mais de 50 mil pessoas. A gente realiza três análises todos os dias para fazer o melhor ajuste de horário para a população. Mas não tem com coordenar totalmente o movimento das pessoas - explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

Um dos diretores da Associação de Transportadores Urbanos (ATU), Edmilson Gabardo, relata que, atualmente, os ônibus estão transportando, em média, 20 passageiros por viagem - número bem abaixo do convencional.

Viajar ou não no Dia dos Pais? Veja o que dizem especialistas em saúde

- Realmente, tem muita gente na parada, o problema é que a maioria das pessoas sai no mesmo horário do trabalho. É a mesma questão que acontece com a UFSM, com todo mundo começando as aulas na mesma hora. A sugestão seria aumentar o espaço das paradas - sugere o dirigente, ao enfatizar que, por meio do aplicativo Urmob, é possível verificar a localização exata do ônibus em tempo real, evitando aglomeração nas paradas.

Em nota, a prefeitura diz que "a segmentação em faixas horárias do funcionamento do comércio por atividade trouxe bons resultados, no entanto, há público se deslocando com outros fins, como para lazer, o que leva a outro ponto, que é o da imprevisibilidade da movimentação das pessoas para o poder público".


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190