situação difícil

VÍDEO: na véspera de Finados, familiares reclamam de descaso no Cemitério Ecumênico

Vandalismo e sujeira estão entre as principais queixas

18.305


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Às vésperas do Dia de Finados, o movimento no Cemitério Ecumênico Municipal aumentou nos últimos dias. A supervisora pedagógica Rosane Marques da Rocha, 61 anos, vai com frequência ao jazigo de sua família, mas diz que está indignada com o descaso do local. Ela conta que em cerca de 20 dias muitos detalhes de bronze do jazigo foram furtados.


VÍDEO: começa o conserto de cratera que abriu após chuva no Bairro Itararé

Rosane mostra que uma placa foi deixada, quebrada, pois os ladrões perceberam se tratar de metal fundido, que tem valor comercial muito menor ao bronze.

- A gente fica triste, angustiada. Nem dá vontade de repor as decorações - diz a supervisora.

VÍDEO: cartazes são colados no chão em protesto a condições do Calçadão

Mesmo assim, ela conta que encomendou uma cruz, de pedra, para ser colocada no lugar de uma estátua de bronze que antes enfeitava o altar. E comemora que conseguiu recuperar as fotos dos sogros, sem molduras, encontradas em cima de um túmulo próximo.

Em outra parte do cemitério, os irmãos Paulo Roberto, 68, e Vera Bertagnolli, 65, limpavam o jazigo da família. Eles contam que também tiveram diversas peças de metal furtadas da sepultura dos familiares.

UFSM abre licitação para revestimento de ruas dos campi da instituição

O secretário de Infraestrutura, Francisco Severo, diz que a prefeitura aumentou as rondas da Guarda Municipal no Ecumênico, diuturnamente. Ele ressalta que a iluminação do local também foi reforçada.

Sobre a falta do muro nos fundos do cemitério, o titular da pasta diz que a obra deverá ficar pronta em até 60 dias depois de começada. Porém, ela não tem data para ser iniciada.

O titular da pasta diz que, há três semanas, o Executivo trabalha na limpeza do local. Ele destaca que notou um aumento no descarte irregular de itens como eletroeletrônicos e entulho de construção na área mais antiga do cemitério.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190