meio ambiente

VÍDEO: mutirão recolhe resíduos no Bairro Campestre e Estrada do Perau

Ação Descarte Legal visa a destinação correta de bens inservíveis e deve seguir até sexta-feira

18.398


Foto: Gabriel Haesbeart (Diário)
Resíduos depositados na encosta da Estrada do Perau

O Bairro Campestre Menino Deus passa, durante a semana, por uma ação de limpeza e recolhimento dos chamados bens inservíveis, tanto móveis quanto da linha branca (geladeiras, congeladores, fogões, entre outros), e componentes eletrônicos. Chamada de Descarte Legal, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente teve início na segunda-feira e, na terça, atuou também na Estrada do Perau.


- Elencamos o Campestre do Menino Deus para essa ação pioneira por conta dessa ligação histórica da Estrada do Perau, do manancial hídrico da barragem do DNOS e por estar na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal dos Morros - explica o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

Com mais duas mortes confirmadas, Santa Maria chega a 21 óbitos por Covid-19

Durante a manhã desta terça-feira, uma equipe de servidores e voluntários atuou nas encostas e nos mirantes da Estrada do Perau. Pela dificuldade de acesso, principalmente nas encostas, a catação dos materiais ocorreu de forma manual. A quantidade de resíduos surpreendeu. Em um ponto da encosta, foram depositados - de maneira ilegal - inúmeras televisões, equipamentos eletrônicos, cabos, geladeiras, bancos de automóveis e até mesmo uma cadeira dobrável, além de sacolas com os mais diversos conteúdos. Montes de lixo também se formaram nos mirantes. Apenas durante a manhã, foram recolhidos dois caminhões de resíduos. Equipamentos eletrônicos passarão por triagem na sede da Maringá Metais, e os demais detritos encaminhados para destinação no aterro sanitário de Santa Maria.


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pneu de caminhão sendo retirado do barranco

- Eu chego até a ficar triste quando olho para uma cena dessas. Para mim, é descabido. Tudo o que está aqui, desde resíduos de construção civil, eletroeletrônicos, pneus, tudo isso deveria ter uma destinação adequada. Não precisaria estar aqui não fosse a péssima conduta das pessoas e a falta de sensibilidade - analisa Rocha.

Durante a segunda-feira, ocorreram serviços de poda e os moradores foram informados, através de carros de som, das atividades da semana. Um caminhão da empresa Maringá Metais faz o recolhimento de materiais da linha branca (geladeiras, fogões etc.) e vidros, depositados em frente às residências. Já equipes da prefeitura e da Sustentare Saneamento recolhem os demais materiais. Por isso, é importante a separação dos resíduos por parte dos moradores. Ao mesmo tempo, ocorrem serviços de poda e limpeza de vias. Os serviços devem seguir até sexta-feira. É no bairro que fica a barragem do DNOS, um dos reservatórios de água que abastecem o município.


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Monte de lixo recolhido no primeiro mirante da Estrada do Perau

O mutirão conta com a participação, além de servidores da prefeitura, de voluntários da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) e funcionários das empresas de recolhimento. No futuro, ações semelhantes devem ocorrer nos bairros Itararé, Perpétuo Socorro, Chácara das Flores e Caturrita.

*Colaborou Felipe Backes


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190