santa maria

VÍDEO: moradores da Jockey Club se preocupam após aparição de jacarés em sanga

Animais foram vistos nas proximidades da Rua Cláudio Amandio Lopes dos Santos

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Você já imaginou acordar e ver uma família de jacarés no quintal da sua casa? Foi isso que aconteceu com o pedreiro Sergio Santiago, 66 anos. Ele mora na Vila Jockey Club, onde pelo menos cinco jacarés são avistados se banhando em uma sanga, do lado da sua casa, há duas semanas.


- Todo dia eu venho na beira da sanga dar uma olhada, e todo dia eles estão ali. Às vezes aparece um, outro dia dois, de vez em quando é possível ver todos os cinco - relata o morador. 

A aparição dos jacarés tem despertado a curiosidade dos moradores, que se aproximam do local para observar e tirar fotos, mas também preocupa as famílias que vivem na Rua Cláudio Amandio Lopes dos Santos, onde fica a sanga.

- Preocupa, porque a gente tem os netos, que costumam vir brincar na frente. O animal sente fome, sede, então procura algum local para sobreviver. Por enquanto, eles só foram vistos ao redor da sanga, não foram mais longe - conta a aposentada Maroli Machado, 77 anos, que vive há 40 anos na rua e nunca tinha visto jacarés próximo do local.

Inscrições para curso gratuito de eletricista vão até 15 de fevereiro

A situação começou a se espalhar pelas redes sociais após uma publicação da moradora Evelyn Simões, que fotografou os jacarés e fez um apelo às autoridades para a retirada dos animais.

- Eles estão começando a sair da sanga e tem crianças que ficam brincando de bicicleta ali perto. Também tem animais de estimação dos vizinhos e ninguém dá um jeito de tirar aqueles jacarés de lá - afirma Evelyn.

AUTORIDADES ACOMPANHAM A SITUAÇÃO
O Batalhão Ambiental de Santa Maria informou que ficou sabendo do caso pelas redes sociais. O Batalhão informou, ainda, que deve ir até o local pela tarde desta quinta para realizar uma vistoria. Mas reiterou que, para uma possível remoção, é necessário realizar um estudo técnico sobre o impacto local, emitido pelo setor da Fauna em Porto Alegre. 

Ainda segundo o Batalhão, em anos anteriores, chegaram algumas denúncias de aparições de jacarés neste mesmo local. Entretanto, toda vez que os agentes foram até o local, não avistaram os animais.

Conforme o proprietário do Criadouro Conservacionista São Braz, Santos Braz, são pelo menos três jacarés do papo amarelo que vivem no local. Os animais, conforme ele, são filhotes e não oferecem risco à população. Ainda de acordo com Braz, os répteis se reproduzem facilmente e, com o calor, acabam buscando outros espaços. O habitat dos jacarés, explica, é no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar. Os animais encontrados têm cerca de 50 centímetros, mas podem atingir até dois metros de comprimento.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190