santa maria e itaara

VÍDEO: limpeza da Estrada do Perau avança e deve ser concluída nos próximos dias

Já foram realizadas a poda de árvores, reposição do calçamento e lavagem e pintura dos mirantes localizados ao longo do trecho

18.357
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Quem cruzou pela Estrada do Perau nos últimos dias já percebe que a via está diferente. Desde a semana passada, as prefeituras de Santa Maria e Itaara trabalham na revitalização da área. Até agora, já foram realizados serviços de limpeza da calçada e acostamento, poda de árvores, reposição do calçamento e lavagem e pintura dos mirantes localizados ao longo do trecho. 


Neste quarta, durante a manhã e a tarde, novos bloqueios aconteceram na estrada para que fosse possível realizar trabalhos de poda de árvores. De acordo com a prefeitura de Santa Maria, a parte do serviço que influencia em bloqueio do trânsito, na área que pertence a Santa Maria, encerrou-se nesta quarta. A prefeitura também informou que vai montar uma força-tarefa entre as secretarias municipais para que a manutenção da Estrada do Perau e dos mirantes seja mais rotineira. Assim, as próximas ações de limpeza e manutenção da via não devem demandar tantos dias de serviço.

Feira de orgânicos Ana Primavesi entra para o cronograma municipal

A partir dos próximos dias, os trabalhos devem se concentrar na parte de Itaara e não estão previstos novos bloqueios totais da via. De acordo com o diretor de serviços e infraestrutura de Itaara, Zenir dos Santos Oliveira, as próximas etapas incluem a pintura completa dos mirantes com desenhos e a troca das placas ao longo da estrada por modelos reflexivos, para que o condutor consiga visualizar melhor as informações durante a noite.

- É a primeira vez que as duas prefeituras trabalham integradamente nesta via tradicional, que é uma importante ligação entre Santa Maria e Itaara. Sabemos que um ambiente adequado e mais limpo chama as famílias para cá, para visitarem a região e isso acaba sendo uma engrenagem, porque vários setores da sociedade são beneficiados - destaca.


Foto: Pedro Piegas (Diário)

REVIVA PERAU
Patrimônio histórico de Santa Maria e de Itaara, a Estrada do Perau é uma via que conecta as duas cidades por um caminho em meio à natureza e a belas paisagens. Para revitalizar a via, as prefeituras de Santa Maria e de Itaara fecharam parceria para limpeza e manutenção da estrada e de seu entorno, além dos três mirantes ao longo do percurso.

Ainda pela ação ReViva Perau, será lançando um edital cultural com foco em definir artistas que pintarão murais nos mirantes da estrada. O ReViva Perau integra a programação do Viva Santa Maria 2021.

O projeto também prevê busca de parcerias com empresas privadas para que a estrada seja adotada em relação aos serviços de limpeza e manutenção. A ideia é que as parcerias sejam nos moldes das que a prefeitura de Santa Maria já firmou com outras empresas em relação aos canteiros, demais áreas verdes e praças do município.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190